His Dark Materials tem estreia mais vista da BBC em cinco anos

“His Dark Materials” bateu recorde de audiência em sua estreia na BBC, assistida por 7,2 milhões de telespectadores na noite de domingo (3/11). Os números representam a maior sintonia de uma série […]

Divulgação/HBO

“His Dark Materials” bateu recorde de audiência em sua estreia na BBC, assistida por 7,2 milhões de telespectadores na noite de domingo (3/11). Os números representam a maior sintonia de uma série nova da rede britânica em cinco anos, atrás só de “The Musketeers”, aventura baseada em “Os Três Mosqueteiros” que estreou em janeiro de 2014 com 7,4 milhões de telespectadores.

Coprodução da BBC com a HBO, a série foi lançada um dia antes no Reino Unido, e chega aos assinantes do canal pago americano apenas nesta segunda (4/11) – mesma data da estreia no Brasil.

A audiência também superou outra coprodução popular entre os dois canais, “Gentleman Jack”, que juntou 5,1 milhões de telespectadores em seu lançamento em abril.

“His Dark Materials” adapta a saga literária conhecida no Brasil como “Fronteiras do Universo”, que acompanha a menina Lyra Belacqua em suas aventuras por universos paralelos e uma guerra celestial envolvendo ciência, bruxaria e ursos-polares.

A obra do escritor Philip Pullman já tinha sido levada ao cinema em 2006, no filme “A Bússola de Ouro”, estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig. Mas foi um grande fracasso de bilheteria e o projeto não teve continuação, deixando a história incompleta.

“A Bússola de Ouro” é apenas o primeiro volume da trilogia literária iniciada em 1995 – os demais são “A Faca Sutil” (1997) e “A Luneta Âmbar” (2000). Como a série já foi renovada para a 2ª temporada (antes mesmo da boa estreia), são fortes os indícios de que, desta vez, os fãs dos livros verão uma adaptação completa.

A versão televisiva é estrelada pela atriz Dafne Keen, a jovem revelação de “Logan”, no papel da protagonista Lyra.

O ótimo elenco também inclui Ruth Wilson (“The Affair”), James McAvoy (“X-Men: Apocalipse”), Lin-Manuel Miranda (“O Retorno de Mary Poppins”), Georgina Campbell (“Krypton”), Ruta Gedmintas (“The Stain”), Anne-Marie Duff (“As Sufragistas”) e Clarke Peters (“Três Anúncios para um Crime”).

Para completar, os dois primeiros episódios têm direção do cineasta Tom Hooper (de “Os Miseráveis” e do vindouro “Cats”). Os demais (são oito, na 1ª temporada) estão a cargo de Jamie Childs (“Doctor Who”), Otto Bathurst (“Robin Hood”) e Dawn Shadforth (“Trust”).