Martin Scorsese diz que filmes da Marvel não são cinema e recebe resposta de James Gunn

O diretor Martin Scorsese resolveu polemizar com a Marvel ao conceder entrevista para divulgar seu novo filme “O Irlandês”. Falando à revista Empire, ele disse que os filmes da Marvel “não são […]

O diretor Martin Scorsese resolveu polemizar com a Marvel ao conceder entrevista para divulgar seu novo filme “O Irlandês”. Falando à revista Empire, ele disse que os filmes da Marvel “não são cinema” ao analisar o sucesso dos longas de super-heróis do estúdio.

“Eu não vejo (os filmes). Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o mais próximo que consigo pensar deles, por mais bem-feitos que sejam, com os atores fazendo o melhor que podem sob as circunstâncias, são os parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano”, criticou o diretor.

Os comentários do cineasta causaram reação extremamente forte em todo o Twitter. E não apenas de fanboys. O diretor James Gunn, responsável por “Guardiões da Galáxia”, chamou Scorsese de um de seus cinco cineastas vivos favoritos, mas sugeriu que ele foi preconceituoso. “Fiquei indignado quando as pessoas atacaram ‘A Última Tentação de Cristo’ [dirigido por Scorsese] sem terem visto o filme”, tuitou Gunn. “Estou triste por ele estar agora julgando meus filmes da mesma maneira”. E acrescentou: “Dito isto, eu sempre amarei Scorsese, serei grato por suas contribuições ao cinema e mal posso esperar para ver ‘O Irlandês'”.

O roteirista C. Robert Cargill, que escreveu “Doutor Estranho”, juntou-se ao coro, saudando Scorsese como um “gênio”, mas também usou outros adjetivos, ao declarar que “qualquer um que pense que a Marvel está apenas tentando fazer passeios em parques temáticos está sendo injusto e cínico”.