Malévola: Dona do Mal é a maior estreia de cinema da semana

“Malévola: Dona do Mal” é a principal estreia da semana, com lançamento em mais de mil salas. A continuação do blockbuster de 2014 conta uma história inédita, ao contrário do anterior, que tinha como base a fábula “A Bela Adormecida”. O resultado é muito inferior e mal justifica sua produção. Apesar do elenco grandioso, encabeçado por Angelina Jolie no papel-título, Michelle Pfeiffer como sua rival e Elle Fanning como a ingênua Princesa Aurora, deve agradar apenas as crianças. A crítica internacional, por exemplo, achou medíocre – só 46% de aprovação no Rotten Tomatoes, nota que cai para 33% entre os críticos top da grande imprensa norte-americana.

O circuito alternativo não se sai muito melhor, consequência direta da realização da Mostra de São Paulo, que também começa nesta quinta (17/10), concentrando o interesse dos cinéfilos.

Para quem não mora na capital paulista, as opções mais razoáveis são “A Luz no Fim do Mundo”, uma sci-fi pós-apocalíptica dirigida e estrelada por Casey Affleck, que lembra muito “A Estrada” (2009, com Viggo Mortensen), o suspense espanhol “O Enigma da Rosa”, premiado em festivais de terror, e “Euforia”, segundo longa dirigido pela atriz Valeria Golino (ainda lembrada por clássicos como “Rain Man” e “Fuga de Los Angeles”), que, como típico drama italiano, aborda relações familiares.

Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

Malévola: Dona do Mal | EUA | Fantasia

Cinco anos após Aurora (Elle Fanning) despertar do sono profundo, a agora rainha dos Moors é pedida em casamento pelo príncipe Phillip (Harris Dickinson). Ela aceita o pedido e, com isso, parte rumo ao reino de Ulstead ao lado de Malévola (Angelina Jolie), no intuito de conhecer seus futuros sogros, John (Robert Lindsay) e Ingrith (Michelle Pfeiffer). O jantar entre eles deveria ser de celebração entre os reinos, mas os interesses de Ingrith vêm à tona quando é criado um atrito com Malévola e os demais seres mágicos.

A Luz no Fim do Mundo | EUA | Sci-fi

Depois do mundo ser atingido por uma pandemia, um pai (Casey Affleck) vive recluso na floresta com a filha adolescente Rag (Anna Pniowsky). Eles são muito ligados e o pai precisa lutar para proteger a menina depois que um homem misterioso aparece.

O Enigma da Rosa | Espanha | Suspense

Sara Castro (Patricia Olmedo), a filha de Oliver (Pedro Casablanc) e Julia (Elisabet Gelabert), desaparece sem deixar rastros. Os dias passam sem que eles tenham nenhuma notícia sobre a garota. Porém, em uma manhã, a família recebe uma carta de alguém que afirma ter capturado Sara e deseja falar com eles pessoalmente.

Euforia | Itália | Drama

Matteo (Riccardo Scamarcio) e Ettore (Valerio Mastandrea) são irmãos com vidas distintas e que compartilham um laço afetivo pouco desenvolvido. Enquanto o primeiro é um jovem empreendedor carismático e “mente aberta”, o segundo leva uma vida simples e reclusa na cidade em que nasceram, trabalhando como professor no ensino médio de uma escola local. Após um evento traumático, os dois começam a viver juntos em Roma, durante alguns meses. A situação faz com que eles trabalhem suas diferenças, possibilitando – em meio a um turbilhão de medo, fragilidade e euforia – o nascimento de uma ligação genuína entre os dois.

Desafio de um Campeão | Itália | Drama

Christian é um jogador de futebol muito talentoso e bem-sucedido que, após causar alguns problemas em campo, é aconselhado a procurar ajuda por parte do presidente de seu time. Quando Valerio, um professor tímido e solitário, é designado como tutor pessoal do atleta, encarregado de controlar seu temperamento, os dois precisam encontrar forças um no outro se quiserem que a improvável amizade entre eles floresça.

Pavarotti | EUA | Documentário

Um olhar sobre a vida e carreira de Luciano Pavarotti, o cantor de ópera italiano que se consagrou no cenário musical internacional, conquistando o status de ícone na música popular em geral. Através de imagens inéditas, entrevistas com sua família, amigos, colegas de profissão e produtores, além de gravações de suas performances, o diretor americano Ron Howard examina a trajetória no estrelato do homem apelidado de “tenor das pessoas”.

Meu Nome É Daniel | Brasil | Documentário

Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário em primeira pessoa o jovem relembra sua infância, por meio de registros de família, para tentar entender sua condição, enquanto busca novas respostas para sua doença.