Harry Potter e filmes de quadrinhos alimentam fake news da cultura pop

Isto é um serviço de utilidade pública para o leitor ocasional da Pipoca Moderna. Lembra das notícias mais empolgantes de produções de filmes que surgiram nos últimos dias? Harry Potter ia ganhar […]

Isto é um serviço de utilidade pública para o leitor ocasional da Pipoca Moderna.

Lembra das notícias mais empolgantes de produções de filmes que surgiram nos últimos dias?

Harry Potter ia ganhar um novo filme com o elenco original. Professor X e Magneto seriam negros no X-Men da Disney. Keanu Reeves faria outro filme como Constantine. Etc.

Você não leu nada disso na Pipoca Moderna. Mas pode ter encontrado com alguma facilidade na internet.

A gente não publicou porque é tudo invenção e depois teria que fazer novas matérias desmentindo.

Trata-se de click bait pura e simples. E tem endereço conhecido: o site We Got This Covered.

Em julho, o cineasta Guillermo Del Toro usou o Twitter para avisar seus seguidores que o site estava mentindo ao dizer que ele faria uma versão live-action de “Atlantis: O Reino Perdido”(2001), da Disney. Veja abaixo.

Os mesmos redatores desse endereço também inventaram diversas notícias sobre adaptações da DC Comics: o astro de “Aladdin” seria o Gavião Negro no cinema, Michael B Jordan interpretaria o Raio Negro, Rihanna seria Hera Venenosa no novo filme do Batman, Emilia Clark estaria cotada para viver Zatanna, a Warner estaria planejando um filme da Vixen, etc.

A propósito, Colin Farrell seria Constantine em junho, três meses antes de o site mudar de ideia e definir que Keanu Reeves voltaria ao papel.

Você acreditou em alguma dessas notícias?

Não deveria.

Sempre que ler We Got This Covered como fonte, na melhor das hipóteses é só rumor. Mas a repetição constante sugere má fé mesmo.

O pior é que muitos sites brasileiros reverberam tudo o que eles plantam. E é tudo fake news.

Fica a dica.

via MEME