Trump desativa serviço de apoio a imigrantes após número ser divulgado em Orange Is the New Black

Um número de emergência para imigrantes detidos nos EUA pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement, agência de segurança de imigração do país) foi desativado menos de duas semanas depois de ser divulgado […]

Um número de emergência para imigrantes detidos nos EUA pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement, agência de segurança de imigração do país) foi desativado menos de duas semanas depois de ser divulgado pela série “Orange Is the New Black”.

Segundo Christina Fialho, advogada do Freedom for Immigrants, uma ONG que luta por direitos dos imigrantes, a desativação é um ataque direto do governo de Donald Trump aos esforços para monitorar a ação do ICE, acusado de usar violência excessiva e deter imigrantes em centros com condições desumanas.

“Eles estão tentando silenciar seus críticos, e impedir as pessoas detidas de se conectar com comunidades do lado de fora”, disse a advogada à revista The Hollywood Reporter. “É desapontador, mas não inesperado, que a ICE de Trump se comporte de forma tão cruel e antidemocrática”.

O número de emergência estava ativo desde 2013. Na temporada final de “Orange Is the New Black”, lançada pela Netflix em 26 de julho, Gloria Mendoza (Selenis Levya) ajuda alguns imigrantes detidos ao divulgar o número, mas avisa: “Você precisa tomar cuidado. Aparentemente, assim que o Big Brother [o governo] descobrir que estamos usando o número, eles vão derrubá-lo”.

Na semana passada, representantes da Freedom for Immigrants mandaram uma carta para a ICE exigindo a restauração do número de emergência. Membros do Congresso norte-americano, além de produtores e atores de “Orange Is the New Black”, assinaram o documento em apoio.

A última temporada da série de prisioneiras da Netflix mostrou que o tratamento dos imigrantes ilegais detidos pelo governo Trump é pior que o dispensado aos presidiários nos Estados Unidos.