Nova versão de Adoráveis Mulheres ganha primeiro trailer legendado

A Sony divulgou o primeiro trailer legendado de “Adoráveis Mulheres”, nova adaptação de “Little Women”, romance clássico de Louisa May Alcott que volta às telas com grande elenco e direção de Greta […]

A Sony divulgou o primeiro trailer legendado de “Adoráveis Mulheres”, nova adaptação de “Little Women”, romance clássico de Louisa May Alcott que volta às telas com grande elenco e direção de Greta Gerwig (“Lady Bird”). A prévia oferece uma justificativa para a enésima filmagem de um dos livros mais filmados de todos os tempos ao apresentar a história por um viés assumidamente feminista, enfatizando o empoderamento das personagens como se fossem mulheres do século 21 – a segunda parte da história literária se chama “Boas Esposas”, para se ter ideia do contraste.

A história é velha conhecida do público de cinema desde os filmes mudos e já rendeu versões famosas, como “As Quatro Irmãs” (1933) com a jovem Katharine Hepburn, “Quatro Destinos” (1949) com a adolescente Elizabeth Taylor e a primeira “Adoráveis Mulheres” (1994), que reuniu simplesmente Winona Ryder, Kirsten Dunst, Claire Danes e Trini Alvarado como as irmãs March, além de Susan Sarandon e Christian Bale. Apesar dos títulos diferentes em português, a trama é sempre a mesma – supostamente.

O romance foi baseada na própria vida da escritora e acompanha quatro irmãs que lutam contra as dificuldades para crescer no final do século 19, durante a Guerra Civil americana, entre a descoberta do amor, a inevitabilidade da morte, a superação de perdas, desilusões e outros desafios.

Gerwig foi trazida inicialmente para polir o roteiro da obra, mas, após o sucesso de “Lady Bird”, os executivos da Columbia/Sony decidiram dar mais responsabilidades à jovem cineasta, contratando-a para dirigir o longa.

Ela reuniu um elenco para encantar a Academia, formado por Emma Watson (“A Bela e a Fera”), Meryl Streep (“Mamma Mia!”), Laura Dern (“Livre”), Florence Pugh (“Lady Macbeth”), James Norton (“McMafia”), Eliza Scanlen (“Objetos Cortantes”), Louis Garrel (“O Formidável”), e principalmente Saoirse Ronan e Timothée Chalamet (dupla que trabalhou com Gerwig em “Lady Bird”), que formam o par central.

Watson, Ronan, Pugh e Scanlen vivem as personagens do título, as “pequenas”/”adoráveis” irmãs Marsh.

Vale reparar ainda que o vídeo divulgado parece ter baixa resolução, mas na verdade isso é (d)efeito de uma opção por iluminação mais escura nas filmagens. O cinema absorve esse contraste, mas ele pode virar problema em outras plataformas – veja-se a polêmica criada por essa preferência em “Game of Thrones”.

A estreia está marcada para 25 de dezembro nos EUA, data que assume a pretensão de Oscar, com lançamento nacional marcado para 9 de janeiro.