A grife francesa Dior tirou do ar na sexta (30/8) uma campanha estrelada por Johnny Depp, após a reação negativa das redes sociais à associação de um perfume com nativos-americanos. A publicidade disparou entre os tópicos do Twitter devido à analogia feita entre índios e o nome da fragrância, “Sauvage”.
“Estou impressionado com a insensibilidade racial idiota consistente das grandes corporações. Você pensaria que a Dior poderia pensar duas vezes antes de lançar uma fragrância ‘inspirada na cultura nativa americana’, nomear de Sauvage e trazer Johnny Depp como seu rosto. Como … NINGUÉM viu nada errado com isso?”, perguntou um usuário.
“Dior, se você quiser ser autêntica, deve fazer um perfume chamado ‘Colonizador’, uma jornada profunda na alma colonial, em um território roubado”, atacou outro, com a hashtag #boycottdior anexada ao comentário.
Uma das críticas foi feita pela atriz Kawennáhere Devery Jacobs (da série “American Gods”), que escreveu no Twitter: “Você está me dizendo que a Dior está lucrando com a cultura e a imagem indígena, e contratou JOHNNY DEPP para estrelar o anúncio de um perfume chamado SAUVAGE?! E achou que era OK?”
A empresa argumenta que o anúncio não é racista ou faz apropriação cultural, pois os nativos-americanos estiveram envolvidos em criação para que o produto respeitasse suas crenças, cultura e tradição. Também alega que Depp se identifica como parte nativo-americano. O ator diz ter sangue indígena e foi adotado pelos Comanches na época em que filmou “O Cavaleiro Solitário” (2013), no papel do índio Tonto.
Depp também protagonizou campanhas anteriores do perfume, mas elas não tinham ligação com nativos-americanos.
O novo comercial trazia Depp tocando guitarra à beira de uma fogueira no deserto, enquanto um nativo-americano dança ao fundo. Mas a campanha tem outras imagens e ainda inclui a atriz Tanaya Beatty (de “Crepúsculo”), descendente da nação Da’Naxda’xw.
Diante da repercussão, a Dior apagou os tuítes com teasers sobre o produto e o vídeo do comercial, disponibilizado no YouTube.
O lançamento oficial da campanha estava marcado para domingo (1/9).