Greta Gerwig e Noah Baumbach vão escrever o filme live-action da boneca Barbie

O casal de cineastas Greta Gerwig (“Lady Bird: A Hora de Voar”) e Noah Baumbach (“Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”) assinaram contrato com a Warner para escrever o novo filme da […]

O casal de cineastas Greta Gerwig (“Lady Bird: A Hora de Voar”) e Noah Baumbach (“Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”) assinaram contrato com a Warner para escrever o novo filme da boneca Barbie, que será estrelado por Margot Robbie (“Eu, Tonya”).

A dupla começou a namorar durante a troca de ideias que resultou em “Frances Ha” (2012), primeiro filme que escreveram juntos, estrelado por Gerwig e dirigido por Baumbach. Os dois repetiram a parceria em “Mistress America” (2015). E, em março passado, viraram papais.

Segundo o site da revista Variety, Gerwig também pode dirigir o projeto da Barbie, embora um acordo não tenha sido fechado. A cineasta foi indicada ao Oscar por seu primeiro trabalho como diretora em “Lady Bird”, e atualmente dá os toques finais no segundo, a adaptação de “Little Women”, que estreia em dezembro.

A Warner firmou parceria com a Mattel para produzir o filme da Barbie em janeiro.

A fábrica de brinquedos tinha fechado com antes com a Sony, mas o estúdio deixou vencer o contrato, válido por cinco anos, após uma série de decisões erradas. Para começar, a Sony esperou um ano para contratar a roteirista Diablo Cody (“Juno”, “Jovens Adultos” e “Tully”) e não aprovou o resultado, encomendando novos roteiros para escritores diferentes, na esperança de que surgisse algo melhor. A ideia vencedora foi a de Hillary Winston (criadora da série “Bad Teacher”).

Definida a história, a Sony escalou a humorista Amy Schumer para viver a protagonista em 2016. Ela também resolveu mexer no roteiro, junto com sua irmã, Kim Caramele. E todo esse trabalho foi pago. Mas quando o estúdio foi marcar as filmagens, a atriz desistiu, alegando conflito de agenda.

Com isso, Anne Hathaway (“Colossal”) foi contatada em 2017. Só que a Sony marcou a estreia para 2020, seis anos após fechar o negócio. E a Mattel deu o acordo por encerrado.

A Warner ofereceu outra abordagem e já veio com uma atriz famosa anexada ao papel: Margot Robbie, que, além de viver Barbie, também será co-produtora do filme.

Ainda não há data de estreia definida.