Big Little Lies: Conflito com diretora vira polêmica nos bastidores da série

Os bastidores da 2ª temporada de “Big Little Lies” ganharam contornos polêmicos com a revelação de conflitos internos pelo controle criativo da produção. Segundo apurou o site IndieWire, a diretora Andrea Arnold […]

Os bastidores da 2ª temporada de “Big Little Lies” ganharam contornos polêmicos com a revelação de conflitos internos pelo controle criativo da produção. Segundo apurou o site IndieWire, a diretora Andrea Arnold foi jogada para escanteio após o final das gravações e teve seu controle criativo usurpado por Jean-Marc Vallée, o diretor da 1ª temporada, que atua como produtor da série.

Ocupado por conta de seu envolvimento com a série “Objetos Cortantes” (Sharp Objects), o canadense Vallée abriu mão de dirigir os novos capítulos de “Big Little Lies”. E a diretora inglesa de “Aquário” (2009) e “Docinho da América” (2016) foi contratada com a promessa de poder estabelecer sua própria visão no programa, inclusive trazendo seu próprio diretor de fotografia para a produção.

Mas após a conclusão das gravações, Vallée resolveu intervir, programando gravações adicionais e reeditando drasticamente o trabalho feito por Arnold, com o objetivo de tornar a 2ª temporada mais parecida com a 1ª – tarefa que precisou contar com dez editores diferentes para ser concluída.

Várias cenas foram cortadas, inclusive um confronto entre Madeline (Reese Witherspoon) e Mary Louise (Maryl Streep) envolvendo uma “sorvetada”. Com isso, a duração dos episódios também foi diminuída.

A revelação causou comoção nas redes sociais e chamou atenção para inconsistências de tom e ritmo nos novos episódios.

A HBO resolveu emitir um comunicado sobre a repercussão do artigo.

“Não haveria uma 2ª temporada de ‘Big Little Lies’ sem Andrea Arnold. Nós na HBO e os produtores estamos extremamente orgulhosos de seu trabalho. Assim como qualquer projeto televisivo, os produtores-executivos colaboram na série, e acreditamos que a qualidade do produto-final fala por si só”, diz o texto oficial, jogando panos quentes sobre a polêmica.

Ao contrário do cinema, o controle final das séries não fica na mão dos diretores, que costumam ser vários na maior parte dos casos, mas dos produtores executivos e principalmente do showrunner – que, em “Big Little Lies”, é David E. Kelley

Atualmente em sua reta final, a 2ª temporada de “Big Little Lies” se encerra em 21 de julho.