Festival de Gramado vai homenagear Mauricio de Sousa



O Festival de Gramado vai homenagear o quadrinista Mauricio de Sousa com o Troféu Cidade de Gramado 2019. O criador da Turma da Mônica receberá o prêmio em 21 de agosto durante o festival, que acontece neste ano entre 16 e 24 de agosto.

“Raros são os nomes que mantêm uma carreira por seis décadas, com o vigor e a criatividade dos primeiros dias. O Festival de Cinema de Gramado tem a honra de enaltecer essa trajetória e homenagear o profissional que elevou as histórias em quadrinhos e a animação brasileiras a patamares internacionais”, diz o comunicado que anuncia o homenageado deste ano.

Além de séries e especiais da TV, as criações de Mauricio de Sousa já renderam quatro longa-metragens de animação – “As Aventuras da Turma da Mônica” (1982), “A Princesa e o Robô “(1983), “Cine Gibi” (2004) e “Uma Aventura no Tempo” (2007).


A entrega do troféu será precedida pela exibição do primeiro longa live-action inspirado na obra do artista, “Turma da Mônica: Laços”, que será seguida por um bate-papo com Mauricio.

“Turma da Mônica: Laços”, porém, já vai ter estreado nos cinemas, uma vez que o lançamento está marcado para 27 de junho.

No ano passado, o ator Ney Latorraca foi quem recebeu o Troféu Cidade de Gramado. Antonio Pitanga e Tony Ramos são outras personalidades anteriormente homenageadas com o mesmo prêmio.



Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna



Back to site top
Change privacy settings