Mandy Moore se tornou a primeira atriz famosa a visitar o Monte Everest. A estrela da série “This Is Us” e voz da princesa Rapunzel na franquia animada “Enrolados” fez história no último domingo (26/5) ao chegar ao acampamento-base do Monte Everest, no Nepal, onde as condições climáticas atuais estão ainda mais rígidas do que em outras épocas.
A atriz e cantora postou várias fotos da façanha no Instagram, escrevendo numa das legendas que a experiência representou uma mudança completa de perspectiva para sua vida.
“É uma conquista enorme que pretendo adaptar ao mundo real, seja como inspiração para um treino pesado na academia ou simplesmente no caso de estar tendo um dia daqueles”, disse a atriz de 35 anos do alto de um dos pontos mais elevados do planeta, a 5.395 metros acima do nível do mar.
Acompanhada de dois amigos e de dois guias profissionais – inclusive a primeira americana a fazer a escalada sem tubos de oxigênio – , Moore fez sua incursão no Everest em um ano especialmente conturbado, em que 11 pessoas já morreram tentando escalar o monte. O número elevado de mortes é resultado de um recorde de autorizações concedidas pelo governo do Nepal para a escalada ao pico do mundo.
Mas Moore fez questão de explicar que não fez alpinismo. Ela seguiu a trilha que existe na montanha, um exercício de trekking radical, que permite chegar à principal base de apoio aos alpinistas a pé. Ali, onde a verdadeira escalada começa, foi onde sua aventura terminou.
Entretanto, seguir a trilha sinuosa montanha acima não é nada fácil e também inclui vários perigos, como quedas, falta de oxigênio, frio intenso, surpresas meteorológicas e desafio de resistência. A jornada dura dez dias de caminhada.
Moore diz que subiu sem saber o que encontraria e desceu com a certeza de ter encontrado a si mesma.