Críticas em inglês chamam novo filme de Tarantino de “ultrajante e brilhante”

Os aplausos de sete minutos para “Era uma Vez em Hollywood” no Festival de Cannes foram ecoados por críticas elogiosíssimas na imprensa internacional. As resenhas, que atenderam ao pedido de Quentin Tarantino […]

Os aplausos de sete minutos para “Era uma Vez em Hollywood” no Festival de Cannes foram ecoados por críticas elogiosíssimas na imprensa internacional. As resenhas, que atenderam ao pedido de Quentin Tarantino para não revelarem spoilers, consideram o filme “um resumo da carreira” do diretor e cobrem o ator Leonardo DiCaprio de elogios por sua interpretação.

Os elogios rasgados em inglês garantiram 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que compila críticas das principais publicações na América do Norte e Reino Unido. Esta nota caiu para 94% com as primeiras publicações em espanhol. E desabariam se também incluísse os críticos brasileiros. O UOL e a Folha de S. Paulo contrariaram radicalmente a opinião mundial sobre o filme, considerando-o uma “decepção monumental”.

Exibido em première mundial nesta terça (21/5), o filme disputa a Palma de Ouro de Cannes, mas ainda vai demorar a chegar ao circuito comercial. A estreia está marcada para 26 de julho nos Estados Unidos e apenas em 15 de agosto no Brasil.

Veja abaixo alguns dos comentários da imprensa internacional publicados sobre o filme.

“Se não for o melhor da carreira de Tarantino, é um extraordinário resumo de sua carreira”, elogiou o jornal London Evening Standard.

“É inteiramente ultrajante, desorientador, irresponsável e também brilhante”, estampou o jornal inglês The Guardian.

“Tarantino tem prazer em trazer o passado glorioso de volta e o efeito é pura intoxicação cinematográfica, repleta de referências e uma recriação eficiente e doce dos detalhes da época”, descreveu o também inglês The Telegraph.

“Todas as marcas registradas de Tarantino estão aqui – o humor negro relâmpago, os diálogos afiados, a trilha de jukebox e, sim, pés descalços”, listou a revista Total Film, que considerou que “às vezes ‘Hollywood’ pode parecer como um Tarantino mais indulgente e fora de foco. Mas é um filme salpicado de cenas tão magníficas que o tornam poderoso”.

“Este é claramente o trabalho de um autor ciente de que ele está na fase final de sua carreira, com uma missão elegíaca para refletir o passado com lamento e fúria. Ele deixa apenas terra devastada e o cheiro de propano em seu rastro”, filosofou o site Birth.Movies.Death.

“É um grandioso playground para o diretor transformar a cultura pop antiga em fetiche, quebrar coisas e machucar pessoas, e trazer uma alegria de olhos arregalados e um senso robusto de perversidade à criação cinematográfica”, apontou o site The Wrap.

“É uma colegam nostálgica, cabeçuda, caleidoscópica, envolvente e espetacularmente detalhada em forma de filme”, resumiu a revista Variety, acrescentando: “O filme captura como Hollywood, em 1969, era um lugar de enlouquecer”.

“‘Era uma Vez em Hollywood’ é lidamente feito. Além de todos os toques ‘tarantinescos’ de ação, conversas, violência e referências constantes, há um grande demonstração de talento”, definiu a revista Screen Internacional.

Em contraste com o tom elogiosíssimo das críticas em inglês, o jornal espanhol El País chamou o filme de “fiasco”, numa linha bastante similar ao UOL. “De fato, é surpreendente. Mas não pela exibição de talento que tem tantas vezes demonstrou seu diretor, mas por sua falta lamentável de graça, para uma trama que não sabe realmente onde pretende chegar, falta de substância e falta de diálogos sagazes (algo inédito na carreira do melhor dialogista original do cinema moderno)… e os excelentes atores, como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Al Pacino, parecem tão perdidos quanto seu diretor”, atacou o texto.