Emmy 2019 tira American Horror Story da disputa de série limitada

Colecionadora de prêmios Emmy como Série Limitada (ou Telefilme!), “American Horror Story” não poderá competir nesta categoria na premiação deste ano da indústria televisiva americana. Ao reprisar personagens durante o arco “Apocalypse”, […]

Colecionadora de prêmios Emmy como Série Limitada (ou Telefilme!), “American Horror Story” não poderá competir nesta categoria na premiação deste ano da indústria televisiva americana.

Ao reprisar personagens durante o arco “Apocalypse”, exibido em sua 8ª temporada, a produção do canal FX caiu numa tecnicalidade, que diferencia as séries limitadas das convencionais pela falta de personagens contínuos em suas temporadas. “American Horror Story: Apocalypse” retomou personagens vistos em temporadas anteriores – respectivamente, no primeiro e no terceiro ano da série. Por isso, foi desqualificada como minissérie/série limitada.

Além dela, “The Sinner” e “American Vandal” também foram enquadradas na mesma situação e não poderão concorrer como séries limitadas. Para disputar prêmios em 2019, elas devem ser inscritas como séries de drama ou comédia.

A qualificação do que é série limitada tem sido motivo de controvérsia constante no Emmy. O caso de “American Horror Story” aconteceu após várias reclamações de concorrentes, pelo fato de a série produzir temporadas e apresentar o mesmo elenco todos os anos, ainda que em diferentes papéis.

Outro fator recente de polêmica na categoria foi a premiação de “Big Little Lies” no ano passado, simultaneamente à revelação de que a atração teria 2ª temporada, virando série convencional na HBO.

Por outro lado, o mesmo canal pago inscreveu “True Detective” como Drama e não Série Limitada em sua 1º temporada, o que pode ter custado maior reconhecimento à produção no Emmy 2014, quando enfrentou de frente o final consagrado de “Breaking Bad”.