Colecionadora de prêmios Emmy como Série Limitada (ou Telefilme!), “American Horror Story” não poderá competir nesta categoria na premiação deste ano da indústria televisiva americana.
Ao reprisar personagens durante o arco “Apocalypse”, exibido em sua 8ª temporada, a produção do canal FX caiu numa tecnicalidade, que diferencia as séries limitadas das convencionais pela falta de personagens contínuos em suas temporadas. “American Horror Story: Apocalypse” retomou personagens vistos em temporadas anteriores – respectivamente, no primeiro e no terceiro ano da série. Por isso, foi desqualificada como minissérie/série limitada.
Além dela, “The Sinner” e “American Vandal” também foram enquadradas na mesma situação e não poderão concorrer como séries limitadas. Para disputar prêmios em 2019, elas devem ser inscritas como séries de drama ou comédia.
A qualificação do que é série limitada tem sido motivo de controvérsia constante no Emmy. O caso de “American Horror Story” aconteceu após várias reclamações de concorrentes, pelo fato de a série produzir temporadas e apresentar o mesmo elenco todos os anos, ainda que em diferentes papéis.
Outro fator recente de polêmica na categoria foi a premiação de “Big Little Lies” no ano passado, simultaneamente à revelação de que a atração teria 2ª temporada, virando série convencional na HBO.
Por outro lado, o mesmo canal pago inscreveu “True Detective” como Drama e não Série Limitada em sua 1º temporada, o que pode ter custado maior reconhecimento à produção no Emmy 2014, quando enfrentou de frente o final consagrado de “Breaking Bad”.