Roma lidera indicações ao Prêmio Platino, o “Oscar ibero-americano”

“Roma”, de Alfonso Cuarón, é o grande favorito da sexta edição do Prêmio Platino, liderando a lista de indicados à premiação do cinema ibero-americano com um total de nove nomeações. A produção […]

“Roma”, de Alfonso Cuarón, é o grande favorito da sexta edição do Prêmio Platino, liderando a lista de indicados à premiação do cinema ibero-americano com um total de nove nomeações.

A produção da Netflix, que venceu o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, é seguida na relação pelo uruguaio “Uma Noite de 12 Anos” e o colombiano “Pássaros de Verão”, concorrentes em seis categorias, e ainda pelo espanhol “Campeones” e o paraguaio “As Herdeiras”, com cinco indicações.

“Uma Noite de 12 Anos”, “Pássaros de Verão”, “Campeones” e “Roma” estão na disputa do prêmio principal, de Melhor Filme Ibero-Americano, enquanto seus cineastas concorrem na categoria de Melhor Direção.

Além de conquistar o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, “Roma” também venceu a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos nas categorias de Direção e Fotografia, que Cuarón disputa no Prêmio Platino.

A premiação ainda reconhecerá a melhor produção televisiva, e as séries que concorrem são “Arde Madrid” (Espanha), “El Marginal II” (Argentina), “La Casa de Las Flores” (México) e “Narcos: México” (México).

A cerimônia será realizada em 12 de maio na cidade de Playa del Carmen, região turística do litoral do México.