Netflix vai tirar imagens de acidente real de trem do filme Bird Box

A plataforma Netflix anunciou nesta quinta (14/3) que vai remover e substituir imagens do filme “Bird Box”. Trata-se do registro de um acidente real de trem com dezenas de mortos em Quebec, […]

Divulgação/Netflix

A plataforma Netflix anunciou nesta quinta (14/3) que vai remover e substituir imagens do filme “Bird Box”. Trata-se do registro de um acidente real de trem com dezenas de mortos em Quebec, no Canadá.

“A Netflix e os cineastas de ‘Bird Box’ decidiram substituir as imagens. Pedimos desculpas por qualquer dor causada à comunidade de Lac-Megantic”, disse o serviço de streaming em comunicado suscinto.

A ministra da cultura e comunicação de Quebec agradeceu a decisão. “O movimento era esperado pelo respeito às vítimas desta tragédia horrível, suas famílias e toda a comunidade de Lac-Mégantic”, escreveu Nathalie Roy. “Esse resultado mostra que, ao se unir e unir nossos esforços, tudo é possível.”

No longa estrelado por Sandra Bullock, as imagens do descarrilamento do trem na cidade de Lac-Mégantic aparecem quando alguns personagens estão assistindo à televisão, vendo notícias sobre a invasão das criaturas que levam os humanos ao suicídio quando fazem contato visual com elas. As cenas eram reais. Ocorrida em 2013, a tragédia matou 47 pessoas.

A prefeita de Lac-Mégantic, Julie Moran, tinha prometido na época tomar providências caso a cena não fosse alterada pela Netflix, citando que o uso de imagens do desastre é um desrespeito às vidas perdidas nele.

Curiosamente, outra produção da Netflix, a série “Travelers”, também usou cenas da mesma tragédia em um episódio recente. A equipe da série, produzida no Canadá, se desculpou rapidamente e alterou a cena.