Depois de se aventurar numa sci-fi interativa com “Black Mirror: Bandersnatch”, a Netflix está produzindo a primeira série reality interativa. A novidade da plataforma de streaming é “You vs. Wild”, produção em oito episódios apresentada pelo expert em sobrevivência Bear Grylls.
Conhecido por programas como “Man vs. Wild” e “Running Wild”, em que ensina como sobreviver em meio à selva, Grylls agora vai se colocar à mercê do público, dando ao assinante da Netflix a capacidade de fazer as escolhas que definirão se ele será capaz de sair vivo das regiões mais inóspitas do planeta.
A premissa é um pouco perturbadora, já que pode provocar instintos diferentes dos pretendidos, com muita gente abraçando a interatividade como uma oportunidade para brincar de matar – em vez de ajudar – a cobaia voluntária. O apresentador já foi notícia por sua “morte” em 2015, que se provou uma frase pronta de Mark Twain.
Ignorando a moral da história do clássico “Rede de Intrigas” (1976), a Netflix prefere promover a interatividade de “You vs. Wild” apenas como uma forma de colocar o usuário no meio da aventura.
Até o comercial da série depende de atos do público, que precisa clicar em duas telas antes de chegar ao trailer principal. Tudo começa com um teaser em que o espectador precisa escolher se atende ou não uma ligação de Grylls, e essa decisão pode levá-lo ao trailer oficial de “You Vs. Wild”. Confira abaixo.
A estreia está marcada para o dia 10 de abril.