Jussie Smollett sofre pressão para ser demitido de Empire, mas acusação policial tem furos

Jussie Smollett pagou fiança e já voltou ao site de gravação da série “Empire”, após ser preso por suspeita de forjar o ataque homofóbico e racista que sofreu em 29 de janeiro. […]

Divulgação/Fox

Jussie Smollett pagou fiança e já voltou ao site de gravação da série “Empire”, após ser preso por suspeita de forjar o ataque homofóbico e racista que sofreu em 29 de janeiro. Ele entregou seu passaporte para a polícia e aguarda julgamento, podendo pegar de dois a três anos de prisão por falsa informação de crime e ainda pagar os custos da investigação.

Mas a história mirabolante segue sem pé nem cabeça. Para começar, em entrevista coletiva, a polícia de Chicago diz que chegou aos dois irmãos nigerianos, que teriam sido pagos para fingir a agressão, por meio do complexo sistema de vigilância por vídeo que existe em Chicago. Os vídeos foram elogiadíssimos no detalhamento de como os investigadores conseguiram identificar os suspeitos. Entretanto, nenhum vídeo da agressão foi visto, embora ela tenha ocorrido diante de câmeras.

Ao prender o ator, a polícia de Chicago afirmou que o ataque foi “um golpe publicitário” para chamar atenção visando obter um aumento de salário. Mas a revista The Hollywood Reporter fez sua própria investigação sobre essas afirmações e descobriu que Smollett já tem um dos maiores salários do elenco de “Empire”, tinha conseguido aumento recente e não negociava com os produtores por mais dinheiro. Nem seus agentes nem a Fox sabiam que ele queria receber mais.

Vale lembrar que, antes da polícia de Chicago apresentar a hipótese do aumento salarial, a investigação teria vazado que o objetivo do falso ataque seria evitar que ele fosse dispensado da série. Só que os roteiristas de “Empire” e a rede Fox rechaçaram essa teoria, alegando que nunca houve planos para dispensá-lo.

O ator segue dizendo-se inocente. E a Fox ainda não o dispensou. Mas, por via das dúvidas, ele vai ficar fora dos episódios finais da 5ª temporada.

“Os eventos das últimas semanas foram incrivelmente emocionais para todos nós. Jussie tem sido um membro importante da nossa família ‘Empire’ nos últimos cinco anos e nos preocupamos profundamente com ele”, diz um comunicado oficial da série, assinado pelos produtores executivos Lee Daniels, Danny Strong, Brett Mahoney, Brian Grazer, Sanaa Hamri, Francie Calfo e Dennis Hammer. “Embora essas alegações sejam muito perturbadoras, estamos colocando nossa confiança no sistema legal enquanto o processo se desenrola. Também estamos cientes dos efeitos desse processo no elenco e nos membros da equipe que trabalham em nossa série e, para evitar mais transtorno, decidimos remover o papel de Jamal (papel de Smollett) dos dois últimos episódios da temporada”.

O site TMZ apurou que o clima no set é péssimo e que colegas de trabalho teriam pedido que ele fosse demitido. Sentindo o ressentimento, ele juntou o grupo com quem costuma trabalhar para dar uma declaração a todos. “Me desculpem por colocar vocês nessa situação e por não responder às suas ligações. Eu queria dizer que lamento e, vocês me conhecem, eu nunca faria isso com vocês, vocês são minha família. Eu juro por Deus, eu não fiz isso”, teria dito Smollett aos colegas, segundo a publicação.

Ao voltar ao trabalho, Smollett também chorou muito, precisando interromper as gravações por conta da forte emoção.

Apesar disso, ainda de acordo com o TMZ, parte do elenco e da produção de “Empire” considera que ele manchou a imagem do seriado de forma irreversível, e temem que a série seja cancelada por causa dele. Por isso, pressionam por sua demissão imediata.