Alejandro G. Iñárritu vai presidir o Festival de Cannes 2019

O cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu será o presidente do júri da próxima edição do Festival de Cannes, evento que acontece de 14 a 25 de maio na Riviera Francesa. A escolha […]

O cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu será o presidente do júri da próxima edição do Festival de Cannes, evento que acontece de 14 a 25 de maio na Riviera Francesa.

A escolha reforça a influência dos cineastas mexicanos no mundo cinematográfico, e acontece após Guillermo del Toro presidir o Festival de Veneza e Alfonso Cuarón vencer três Oscars por “Roma”. Todos os três venceram Oscars de Melhor Direção e têm dominado a preferência da Academia desde 2013.

Iñárritu, que conquistou seus dois Oscars de Melhor Direção de forma consecutiva, por “Birdman” (2014) e “O Regresso” (2015), tem uma longa relação com Cannes, começando com a exibição de seu longa-metragem de estreia, “Amores Brutos”, em 2000, que marcou presença na mostra Semana da Crítica. O festival francês também foi um dos primeiros a reconhecer seu talento, premiando-o como Melhor Diretor por “Babel” em 2006.

“Cannes é um festival que tem sido importante para mim desde o início da minha carreira”, disse o cineasta em comunicado. “Sinto-me humilde e emocionado por regressar este ano com a imensa honra de presidir o júri”.

Pierre Lescure, presidente do festival, e Thierry Frémaux, diretor artístico, elogiaram Iñárritu por ser não apenas um cineasta ousado e um realizador cheio de surpresas, mas igualmente “um homem de convicções, um artista de seu tempo”.

O diretor mexicano ainda acrescentou: “O cinema corre pelas veias do planeta e este festival tem sido o seu coração. Nós, no júri, teremos o privilégio de testemunhar o novo e excelente trabalho de outros cineastas de todo o planeta. É um verdadeiro prazer e uma responsabilidade que vamos assumir com paixão e devoção”.