Leonardo DiCaprio cobra Brasil por tragédia de Brumadinho em seu Instagram

Conhecido por sua militância em defesa do meio ambiente, o ator Leonardo DiCaprio pronunciou-se em protesto contra a tragédia de Brumadinho em seu Instagram. Ele publicou imagens da tragédia, lembrou do desastre […]

Conhecido por sua militância em defesa do meio ambiente, o ator Leonardo DiCaprio pronunciou-se em protesto contra a tragédia de Brumadinho em seu Instagram. Ele publicou imagens da tragédia, lembrou do desastre recente de Mariana e repassou a cobrança de responsabilidades das empresas e do governo brasileiro, publicando um texto originalmente escrito pelo Greenpeace.

“Na última sexta-feira, uma barragem de uma pequena cidade do Brasil se rompeu, liberando mais de 13 milhões de metros cúbicos de uma lama tóxica e deixando para trás um rastro de morte e desolação. Isso aconteceu apenas três anos após o maior desastre ambiental do país, quando outra barragem rompeu. Passou dos limites. Governos e corporações PRECISAM parar de colocar os lucros acima das vidas das pessoas e da natureza”, diz o texto do Greenpeace replicado por DiCaprio.

Pouco antes da tragédia, ele já tinha usado o Brasil como exemplo negativo em outro protesto ecológico.

Pegando o gancho do desafio dos 10 anos, DiCaprio postou fotos de 2006 e 2018 de uma área da Floresta Amazônica em Rondônia, demonstrando o desmatamento desmedido que é feito no país. “O Estado de Rondônia, no Brasil, tinha originalmente mais de 200 mil km² de floresta, mas se tornou um dos lugares mais desmatados da Amazônia”, ele alertou na legenda da foto, em inglês.

O ator criou a Leonardo DiCaprio Foundation em 1998, aproveitando a popularidade de “Titanic” (1997) para promover maior conscientização ecológica no mundo. Ele apoia ativamente organizações ambientais e tem produzido diversos documentários sobre temas relacionados, entre eles “A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade” (2014), “O Extermínio do Marfim” (2016), “Seremos História?” (2016), sobre o aquecimento global, e o indicado ao Oscar “Virunga” (2014), dedicado aos últimos gorilas das montanhas africanas.

Visualizar esta foto no Instagram.

#Regram #RG @greenpeace: Last Friday, a mining dam collapsed in a small town in Brazil, releasing almost 13 million cubic meters of toxic mud and leaving behind a trace of death and sorrow. This comes only 3 years after the biggest environmental disaster in the country, when another dam broke off. Enough is enough. Governments and corporations MUST stop putting profits over the lives of people and nature. Aerial shots: Fernanda Ligabue Land shots: Nilmar Lage . . . . #Brumadinho #forçabrumadinho #brumadinhomg #SOSBrumadinnho #Brazil #brasil #Mariana #Vale #semlicençaparadestruir #environment #greenpeace #nature #environmentaldisaster

Uma publicação compartilhada por Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) em