Filmes de Bumblebee, Mary Poppins e Detetives do Prédio Azul estreiam nos cinemas

Três lançamentos para o público infantil dominam os cinemas neste fim de semana, oferecendo sequências/prólogos/reboots de personagens conhecidos. “Bumblebee” é o melhor de todos os “Transformers”, quase um sacrilégio com 94% de […]

Três lançamentos para o público infantil dominam os cinemas neste fim de semana, oferecendo sequências/prólogos/reboots de personagens conhecidos. “Bumblebee” é o melhor de todos os “Transformers”, quase um sacrilégio com 94% de aprovação no site Rotten Tomatoes. “O Retorno de Mary Poppins” serve de continuação ao clássico musical dos anos 1960, repleto de cantoria e coreografia à moda antiga – e 78% de aprovação. E “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano” coloca mais um capítulo na franquia derivada da TV paga brasileira.

O filme nacional é o que tem a maior distribuição. É também o mais fraco do trio, graças à diferença gritante de orçamento, além da trama mais infantilizada. A sequência de “Detetives do Prédio Azul: O Filme”, lançado em 2017, tem temática musical, com os três detetives mirins disputando um concurso de calouros, que se revela uma armadilha de bruxos. Então, prepare seus ouvidos. A direção é de Vivianne Jundi, que também está à frente da série do canal pago Gloob

A continuação de “Mary Poppins” aspira ser um espetáculo da Broadway no cinema. Não por acaso, conta com participação de Lin-Manuel Miranda, conhecido pelo musical “Hamilton”. O objetivo do diretor Rob Marshall (“Caminhos da Floresta”) é ser cafona mesmo, apelando para coreografias teatrais e nostalgia até na interação dos atores com desenhos animados bidimensionais, como no filme de 1964. Emily Blunt (“A Garota no Trem”) vive a protagonista e o elenco também inclui Meryl Streep (“Mamma Mia!”), Colin Firth (“Kingsman: O Círculo Dourado”) e até Dick Van Dyke, intérprete do simpático limpador de chaminés Bert no filme original.

Já “Bumblebee” é uma surpresa que ninguém esperava, considerando o baixo nível das produções de “Transformers”. Há dois grandes responsáveis pelo filme ter resultado numa aventura divertida e envolvente: o diretor Travis Knight, da aclamada animação “Kubo e as Cordas Mágicas” – indicada ao Oscar 2017 – , que assina seu primeiro trabalho com atores reais, e a atriz Hailee Steinfeld (“Quase 18”), boa demais em qualquer papel.

Prólogo passado na Califórnia dos anos 1980, o spin-off traz Bumblebee como um fusca amarelo. Não por acaso, era assim que ele aparecia no desenho animado da época. Num paralelo à história do primeiro “Transformers”, em que Shia LaBeouf descobria que seu carro era capaz de se transformar, agora é Hailee Steinfeld (“Quase 18”) quem se surpreende com o motor robótico de seu veículo. A ideia também remete ao clássico filme da Disney “Se Meu Fusca Falasse” (1968). Mas essa fábula motorizada ainda é um “Transformers”, com as inevitáveis explosões, perseguições, lutas contra decepticons e a chegada de Optimus Prime.

Quem se deu mal com o acúmulo de blockbusters foi a comédia brasileira “Minha Vida em Marte”, que não contará com tantas telas. Continuação-reprise de “Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou!” (2014), a trama desmonta tudo o que foi feito no primeiro filme para mostrar a personagem de Mônica Martelli novamente em busca de homem – sério, ainda que supostamente cômico. Esse replay é a explicação arranjada pelo roteiro para dar mais destaque ao amigo gay, vivido por Paulo Gustavo, chamariz de público. E se isso soa forçado, imagine que ainda tem a viagem compulsória dos protagonistas aos Estados Unidos, que toda continuação de comédia brasileira precisa ter – veja-se “De Pernas pro Ar 2”, “Até que a Sorte nos Separe 2” e “S.O.S.: Mulheres ao Mar 2”. Virou a fórmula-padrão.

Com direção de Susana Garcia, irmã de Mônica, que estreia na função após ser co-roteirista do primeiro filme, “Minha Vida em Marte” tem estrutura de programa humorístico, com se fosse uma coleção de esquetes que se alternam sem muita explicação, o que permite incluir na trama até uma participação de Anitta (“Meus Quinze Anos”).

O circuito limitado traz mais três estreias, com destaque para o filme português “Diamantino”, que conta com coprodução do Brasil e da França e venceu o Grande Prêmio da Semana da Crítica de Cannes. Segundo longa da dupla Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt (que antes colaborou em “Palácios de Pena”, de 2011), trata de maneira bem-humorada assuntos da atualidade, como o culto à celebridade, o crescimento da extrema direita e a crise dos refugiados na Europa.

A trama gira em torno do personagem-título, o jogador de futebol Diamantino (Carloto Cotta). Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, o jogador resolve abandonar os campos. Em crise, decide fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas adotar um refugiado. Mas enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuar lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas.

A participação brasileira na produção é da Syndrome Films, de Daniel van Hoogstraten.

Veja os trailers e as sinopses de todos os lançamentos abaixo.

Bumblebee | EUA | Fantasia

1987. Refugiado num ferro-velho numa pequena cidade praiana da Califórnia, Bumblebee, um fusca amarelo aos pedaços, machucado e sem condição de uso, é encontrado e consertado pela jovem Charlie (Hailee Steinfeld), às vésperas de completar 18 anos. Só quando Bee ganha vida é que ela enfim nota que seu novo amigo é bem mais do que um simples automóvel.

O Retorno de Mary Poppins | EUA | Musical

Numa Londres abalada pela Grande Depressão, Mary Poppins (Emily Blunt) desce dos céus novamente com seu fiel amigo Jack (Lin-Manuel Miranda) para ajudar Michael (Ben Whishaw) e Jane Banks (Emily Mortimer), agora adultos trabalhadores, que sofreram uma perda pessoal. As crianças Annabel (Pixie Davies), Georgie (Joel Dawson) e John (Nathanael Saleh) vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás e precisam da babá enigmática e o acendedor de lampiões otimista para trazer alegria e magia de volta para suas vidas.

Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano | Brasil | Infantil

Durante a Expo-Bruxas, a maior feira de bruxos do mundo, Pippo (Pedro Henriques Motta), Bento (Anderson Lima) e Sol (Leticia Braga) viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice (Nicole Orsini), que foi sequestrada pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Com o trabalho em equipe e a ajuda da avó de Pipo, eles conseguirão desvendar esse mistério.

Minha Vida em Marte | Brasil | Comédia

Fernanda (Monica Martelli) está casada com Tom (Marcos Palmeira), com quem tem uma filha de cinco anos, Joana (Marianna Santos). O casal está em meio ao desgaste causado pelo convívio por muitos anos, o que gera atritos constantes. Quem a ajuda a superar a crise é seu sócio Aníbal (Paulo Gustavo), parceiro inseparável durante a árdua jornada entre salvar o casamento ou pôr fim a ele.

Diamantino | Portugal, Brasil, França | Comédia

Diamantino (Carloto Cotta) é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente, ele resolve confrontar o neo-fascismo, em seguida se envolve com a crise dos refugiados, chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.

Conquistar, Amar e Viver Intensamente | França | Comédia

Jacques (Pierre Deladonchamps) é um escritor e dramaturgo que vive em Paris. Arthur (Vincent Lacoste) é um jovem estudando em Rennes. Eles se encontram na esquina entre um teatro e cinema. Eles vivem uma história em um período complicado dos anos 1990, onde o amor paira sobre a morte e a ternura luta contra o desespero. Porém, a vida continua contra todas as probabilidades.

Asako I & II | Japão | Drama

Asako (Erika Karata) tem 21 anos e mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku (Masahiro Higashide), um rapaz de espírito livre e misterioso. Porém, ele desaparece de sua vida de repente. Passados dois anos, Asako agora vive em Tokyo. Ela acaba conhecendo Ryohei (Masahiro Higashide), um assalariado que se parece com Baku, mas com uma personalidade completamente diferente dele.