Warner fecha acordo com satanistas por direitos da estátua de O Mundo Sombrio de Sabrina

A Warner fechou um acordo com o diabo. Ou, pelos menos, com seus suposto representantes na Terra. A divisão televisiva do estúdio e o Templo Satânico “resolveram amigavelmente” o processo em que […]

A Warner fechou um acordo com o diabo. Ou, pelos menos, com seus suposto representantes na Terra. A divisão televisiva do estúdio e o Templo Satânico “resolveram amigavelmente” o processo em que a seita pedia US$ 50 milhões de indenização pela cópia não autorizada de uma estátua de Bafomet, que foi incorporada à série “O Mundo Sombrio de Sabrina”. O templo também buscava proibir a exibição dos episódios em que a imagem aparecia.

A estátua da figura com cabeça de bode, venerada pelos satanistas, foi exibida com destaque na série, caracterizando as locações na Escola das Artes Ocultas que Sabrina (Kiernan Shipka) frequenta para aprender a ser bruxa. Conforme observou o líder do Templo Satânico, Lucien Greaves, a imagem exibida tem exatamente o mesmo design de uma estátua que se encontra em seu templo em Detroit, nos EUA.

Segundo o processo, o templo criou a estátua entre 2013 e 2014, baseando-se em uma iconografia datada do século 19, e por isso defendia que o objeto era exclusivo e não podia ser copiado sem permissão, e que seu uso em “O Mundo Sombrio de Sabrina” caracterizava violação de direito autoral. Para piorar a situação, o templo alega que sua obra foi copiada para servir como representação estereotipada do mal.

Como resultado do acordo, “os elementos únicos da estátua ‘Baphomet with Children’ do Templo Satânico foram reconhecidos nos créditos de episódios que já foram gravados”, disse Lucien Greaves em um comunicado. “Os termos restantes do acordo estão sujeitos a um acordo de confidencialidade”, acrescentou.

O estúdio não emitiu comentários.