Críticos de Nova York elegem Roma como o Melhor Filme do ano

A associação dos críticos de cinema de Nova York (New York Film Critics Circle) anunciou nesta quinta-feira (29/11) sua lista anual de melhores títulos e artistas. E o resultado dá o que […]

A associação dos críticos de cinema de Nova York (New York Film Critics Circle) anunciou nesta quinta-feira (29/11) sua lista anual de melhores títulos e artistas. E o resultado dá o que falar, já que elegeu “Roma”, de Alfonso Cuarón, como o Melhor Filme do ano.

Produzido pela Netflix, o projeto do filme em preto e branco foi recusado por vários estúdios, devido aos custos e falta de apelo comercial. Mesmo assim, foi esnobado pela primeira associação de críticos a revelar sua listinha de melhores de 2018, a National Board of Review, que ignorou produções em streaming em seu evento. Já o NYFCC deixou claro, em sua votação, que considera o conteúdo mais importante que a forma como é distribuído, dando um aval importante para as pretensões da Netflix em relação ao Oscar 2019.

Para enfatizar ainda mais como gostaram de “Roma”, os críticos de Nova York premiaram o longa triplamente, já que ele ainda rendeu reconhecimento a Cuarón nas categorias de Melhor Direção e Fotografia.

“Roma”, que também venceu o Festival de Veneza 2018 e chega em 14 de dezembro em streaming, não se passa na cidade italiana, mas num bairro de classe média da Cidade do México com o mesmo nome, onde trabalha a protagonista, uma empregada doméstica. O filme acompanha a jornada da doméstica Cleo (a estreante Yalitza Aparicio), que testemunha as mudanças sociais e políticas no México durante os anos 1970.

Curiosamente, a consagração de “Roma” como Melhor Filme, mesmo não sendo falado em inglês, permitiu que seu principal rival ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o polonês “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski – e que também é em preto e branco – ficasse com a distinção de Melhor Estrangeiro, bisando o NBR.

Quem também reforçou seu favoritismo inicial foi Ethan Hawke, considerado pela terceira vez consecutiva o Melhor Ator do ano por “First Reformed”, e Paul Schrader, que também venceu pela terceira vez como Melhor Roteirista pelo mesmo filme. Ambos conquistaram anteriormente o Gotham Awards e o NBR.

O prêmio de Melhor Atriz ficou com Regina Hall, por “Support the Girls”. E, refletindo a adoração da crítica, “Homem-Aranha no Aranhaverso” foi considerada a Melhor Animação, atravessando o que parecia ser uma unanimidade em torno de “Os Incríveis”. Ou seja, vai ter briga de super-heróis pelo Oscar de Animação.

Confira abaixo os eleitos dos críticos nova-iorquinos em todas as categorias.

Melhor Filme
“Roma”

Melhor Direção
Alfonso Cuarón (“Roma”)

Melhor Ator
Ethan Hawke (“First Reformed”)

Melhor Atriz
Regina Hall (“Support the Girls”)

Melhor Ator Coadjuvante
Richard E. Grant (“Poderia me Perdoar?”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Regina King (“Se a Rua Beale Falasse”)

Melhor Roteiro
Paul Schrader (“First Reformed”)

Melhor Fotografia
Alfonso Cuarón (“Roma”)

Melhor Documentário
“Minding the Gap”, de Bing Liu

Melhor Filme Estrangeiro
“Guerra Fria” (Polônia), de Pawel Pawlikowski

Melhor Animação
“Homem-Aranha no Aranhaverso”, de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman