Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald recebe pior nota da franquia Harry Potter no Rotten Tomatoes

A Warner suspendeu o embargo das críticas de “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”, segundo prólogo da franquia “Harry Potter”, e o resultado começou a ser publicado no site Rotten Tomatoes neste […]

Divulgação/Warner Bros.

A Warner suspendeu o embargo das críticas de “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”, segundo prólogo da franquia “Harry Potter”, e o resultado começou a ser publicado no site Rotten Tomatoes neste fim de semana.

Com 42 críticas de jornalistas e blogueiros de língua inglesa já computadas, o filme está sendo considerado a maior decepção de toda a saga, com a pior nota dentre as produções resultantes dos 17 anos da franquia cinematográfica.

A avaliação chegou a 57% de aprovação neste domingo (11/11), uma nota medíocre e bem abaixo da menor registrada anteriormente, que, por coincidência, pertencia ao filme anterior, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, com 74% em 2016.

Quando considerados apenas os chamados “críticos Top”, aqueles que são jornalistas da grande imprensa, a nota desaba de vez, ficando em míseros 38% de aprovação. Um lixo.

O que diferencia os dois filmes da nova saga, além da ausência de Harry Potter e a participação de novos personagens, são os roteiros escritos por J.K. Rowling, a escritora que criou Harry Potter na literatura. Os filmes do bruxinho foram todos adaptados por roteiristas profissionais, e embora fãs lamentassem cortes de diversas passagens, tinham um ritmo bem mais ágil.

As críticas já publicadas apontam que este é o principal problema de “Os Crimes de Grindelwald”, repleto de cenas descartáveis com personagens secundários, que não levam a lugar algum em ternos narrativos. Sem o filtro de roteiristas profissionais, “Animais Fantásticos” segue rumo oposto aos oito longas de “Harry Potter”, perdendo agilidade conforme avança sua história.

“O filme se ocupa demais pulando de um lugar para outro, colocando subtrama após subtrama na sua história”, escreveu o respeitado crítico Richard Roeper do Chicago Sun-Times.

“Rowling se rendeu às suas tendências maximalistas e assim emperrou a história, fazendo você gastar tempo demais tentando desvendar quem fez o quê para quem e por quê”, apontou Manohla Dargis, do New York Times.

“Uma continuação sem foco, cansativa e entorpecente que parece se arrastar para sempre”, definiu Nicholas Barber, da BBC.

E as críticas seguem nesse tom, reclamando basicamente das mesmas coisas.

“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” estreia na próxima quinta-feira (15/11) no Brasil, um dia antes ao lançamento nos Estados Unidos.