Tilda Swinton acaba com “mistério” ao assumir ter três papéis diferentes em Suspiria

A atriz Tilda Swinton acabou com o mistério criado pelo diretor Luca Guadagnino durante a produção de “Suspiria”. Ela assumiu que tem mais de um papel no filme e um deles é […]

A atriz Tilda Swinton acabou com o mistério criado pelo diretor Luca Guadagnino durante a produção de “Suspiria”. Ela assumiu que tem mais de um papel no filme e um deles é o Dr. Josef Klemperer.

A produção chegou a divulgar biografia falsa para o intérprete de Klemperer, que seria o psicanalista Lutz Ebersdorf. Mas muitos perceberam a completa ausência do fulano na internet, bem como a invenção de dados citados como legítimos no release.

Os mais atentos logo viram que se tratava da atriz de 57 anos disfarçada por maquiagem para parecer um homem de 82 anos. Mas tanto ela quanto o diretor negaram veementemente em entrevistas com a imprensa. E na première mundial do filme em Veneza, Swinton chegou a ler uma carta “escrita” por Ebersdorf para explicar porque ele não estava lá.

Guadagnino teve a cara de pau de afirmar ao The Hollywood Reporter: “Eu sempre gosto de escalar pessoas que não são necessariamente atores… Aqui é o Lutz Ebersdorf. Houve toda essa conversa sobre Tilda fazendo o papel, e surgiu do nada e não sei por quê…”

Mas antes do filme de terror virar comédia forçada, Swinton finalmente assumiu a verdade. Não sem tentar justificar, na entrevista ao New York Times que encerrou a piada, porque insistia que Ebersdorf interpretava Klemperer. O motivo foi, simplesmente, porque ela interpretava Ebersdorf interpretando Klemperer… Sério.

“A resposta para a pergunta: ‘Você está interpretando o Dr. Klemperer em ‘Suspiria’?’ é sempre que o Dr. Klemperer é interpretado por Lutz Ebersdorf”, disse Swinton. “Mas há uma pergunta mais específica que eu estava aguardando alguém fazer, mas, curiosamente, até agora ninguém pensou em fazê-la. A resposta para a pergunta: ‘Você está interpretando Lutz Ebersdorf?’ é um sim inequívoco”.

Quanto ao motivo pelo qual ela escolheu interpretar o personagem, Swinton disse ao Times: “Inegavelmente, eu teria que dizer apenas por diversão, acima de tudo. Como minha avó diria – um lema para viver e morrer”.

Com a revelação, Guadagnino finalmente confessou que a decisão de ter uma mulher desempenhando o papel masculino principal foi tomada para se manter fiel à mensagem central do filme sobre a identidade feminina.

Além de Klemperer e da vilã Madame Blanc, Swinton ainda revelou desempenhar um terceiro papel no filme: a bruxa Helena Markos, sob maquiagem ainda mais pesada.

O maquiador premiado com o Oscar Mark Coulier, que já tinha transformado Swinton numa mulher idosa em “O Grande Hotel Budapeste”, contou que a atriz passava por quatro horas de maquiagem todos os dias, e até tinha um conjunto de genitália masculina prostética para entrar no personagem.

“A intenção nunca foi enganar ninguém”, Swinton acrescentou. “Apesar do gênio de Mark Coulier, sempre foi nosso projeto que houvesse algo não resolvido sobre a identidade e a interpretação de Klemperer.”

Refilmagem do clássico homônimo de terror de 1977 dirigido por Dario Argento, “Suspiria” estreia em 26 de outubro nos Estados Unidos e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.