O Snapchat, rede social de fotos e vídeos curtos que desparecem depois de 24 horas da publicação, anunciou que vai passar a produzir séries e programas originais, criados exclusivamente para a plataforma. Algumas produções já estão disponíveis e novos episódios irão ao ar todos os dias.
A empresa se uniu a nomes conhecidos de Hollywood para as produções. A comédia “Co-Ed”, por exemplo, é criação dos irmãos Mark e Jay Duplass, que desenvolveram as séries “Togetherness” e “Room 104” na HBO. Já a série documental “Endless Summer” quer ser a sucessora do “Laguna Beach” da MTV, criada pela produtora Bunim/Murray, responsável pelo popular reality “Keeping Up with the Kardashians”.
Há também uma adaptação de franquia cinematográfica: “V/H/S” (Video Horror Shorts), que no cinema reunia diversos curtas de terror, costurados por uma trama envolvendo fitas de VHS, e que no Snapchat vai trazer um horror diferente por episódio. Outras séries de ficção incluem “Class of Lies”, de Tessa Leigh Williams (roteirista de “Riverdale”), sobre duas podcasters do Ensino Médio, e “The Dead Girls Detective Agency”, da diretora Suzi Yoonessi (telefilme “Daphne & Velma”), sobre uma garota que, com a ajuda de suas amigas, investiga como morreu.
São, ao todo, doze atrações, que farão parte de uma iniciativa chamada Snap Originals, disponibilizados nos próximos meses na aba Snapchat Discover – e o usuário poderá optar por receber notificação sobre as novidades.
Como diferencial, todas as produções terão enquadramento vertical e episódios de cerca cinco minutos de duração. Veja o comercial abaixo.
O aplicativo, que já foi sensação entre os jovens, está em baixa desde que o Instagram lançou os Stories, uma função parecida com o serviço oferecido pelo Snapchat. O Instagram informa que mais de 400 milhões de pessoas utilizam os Stories diariamente, enquanto o Snapchat tem uma base de usuários ativos de 188 milhões, menos da metade.