Outcast: Série do autor de The Walking Dead tem cancelamento oficializado após duas temporadas

O canal pago Cinemax oficializou o cancelamento de “Outcast”, série de terror baseada nos quadrinhos homônimos de Robert Kirkman, autor de “The Walking Dead”. O próprio Kirkman era responsável pela atração, sua […]

O canal pago Cinemax oficializou o cancelamento de “Outcast”, série de terror baseada nos quadrinhos homônimos de Robert Kirkman, autor de “The Walking Dead”. O próprio Kirkman era responsável pela atração, sua segunda série original (a primeira foi “Fear the Walking Dead”), tendo escrito o primeiro e o quarto episódios e produzido as duas temporadas.

O mínimo que se pode dizer é que não foi surpresa. Trata-se do cancelamento mais previsto do ano. Afinal, toda a forma como o canal lidou com a produção foi equivocada.

A começar pela decisão de renovar a série para sua 2ª temporada antes da estreia. Muita confiança no produto, mesmo diante da falta de tradição do Cinemax com séries. A audiência não correspondeu ao investimento. E a prima pobre da HBO desistiu de produzir séries de gênero, voltando a assumir seu perfil de canal de ação.

Para queimar de vez o produto, decidiu só exibir os episódios finais dois anos após a conclusão da temporada inaugural, tempo suficiente para que os contratos do elenco e da equipe vencessem – e até um dos integrantes do elenco central morresse: o ator Reg E. Cathey.

Ao mesmo tempo, liberou os mesmos episódios para exibição no exterior. Os fãs brasileiros, por exemplo, assistiram a 2ª temporada na íntegra em abril do ano passado, quando todos os capítulos foram disponibilizados ao mesmo tempo no aplicativo da Fox. Já o Cinemax só passou a exibir os mesmos episódios do segundo ano em julho passado, 14 meses depois, e semanalmente.

Dizer que a série não funcionou muito bem, por isso foi cancelada, é ignorar a sabotagem deliberada que sofreu.

Assim, “Outcast” ficou sem final na televisão, encerrando num cliffhanger bastante tenso.

A trama acompanhava Kyle Barnes, um jovem que foi afligido por testemunhar possessões demoníacas desde a infância e ficou marcado por agredir a esposa durante um surto, embora ninguém soubesse o verdadeiro motivo: ela tinha sido possuída. Novamente em liberdade, ele embarca em uma jornada para encontrar respostas, descobrindo que sua cidade foi dominada pelos demônios que acompanham sua vida.

O protagonista era vivido por Patrick Fugit (“Quase Famosos”) e o elenco também incluía o citado Reg E. Cathey (série “Luke Cage”), o ator britânico Philip Glenister (série “Life on Mars”), Wrenn Schmidt (série “Boardwalk Empire”), Kate Lyn Sheil (“Você É o Próximo”), Brent Spiner (“Independence Day: O Ressurgimento”) e as crianças Callie Brook McClincy (série “The Originals”), Madeleine McGraw (“Sniper Americano”) e Gabriel Bateman (“Annabelle”).

Desde a crise dessa produção, Robert Kirkman assinou um contrato de desenvolvimento de séries para a Amazon, mas até agora não lançou nenhum projeto novo.