Gotham Awards: A Favorita e First Reformed lideram indicações ao primeiro grande prêmio de cinema do ano

A primeira grande premiação americana da temporada, o Gotham Awards 2018, anunciou seus indicados. O troféu, dedicado aos melhores do cinema independente, tradicionalmente abre a temporada de premiações da indústria cinematográfica americana e serve para apontar os primeiros favoritos aos prêmios mais cobiçados, entre eles o Oscar. Nos últimos anos, os vencedores do Gotham foram “Birdman” (2014), “Spotlight” (2015), “Moonlight” (2016) e “Me Chame pelo Seu Nome” (2017) – três deles também venceram o Oscar de Melhor Filme.

A lista de indicados deste ano destaca “First Reformed”, inédito no Brasil, e “A Favorita”, exibido pela primeira vez no país na noite de quarta (17/10), durante a abertura da Mostra de São Paulo.

Em “First Reformed”, do veterano Paul Schrader (roteirista de “Taxi Driver”), o ator Ethan Hawke interpreta um padre em crise com sua própria fé, enquanto “A Favorita”, do grego Yorgos Lanthimos (“O Sacrifício do Cervo Sagrado”), acompanha a luta de duas confidentes (Emma Stone e Rachel Weisz) pela atenção de uma fragilizada Rainha Ana (Olivia Colman).

Por sinal, a organização do Gotham Awards resolveu premiar as três atrizes desse filme com um troféu especial, em reconhecimento ao seu desempenho. Mas isso também as tirou da competição do prêmio de Melhor Atriz.

Os dois títulos também disputam o prêmio de Melhor Filme com “If Beale Street Could Talk”, de Barry Jenkins (o diretor de “Moonlight”), “Madeline’s Madeline”, de Josephine Decker (diretora de dramas indies inéditos no Brasil) e “Domando o Destino” (The Rider), da chinesa Chloé Zhao, que curiosamente foi lançado em 2017, indicado ao Spirits Award do ano passado – a premiação rival do Gotham – e saiu direto em VOD no Brasil.

Quem notou a ausência do badalado “Roma”, de Alfonso Cuarón, talvez não tenha reparado que o filme da Netflix é uma produção mexicana, falada em espanhol, e, portanto, não se qualifica para premiações de melhores filmes dos Estados Unidos. Mas sua intérprete, Yalitza Aparicio, foi lembrada na categoria de Revelação.

Os responsáveis pela seleção do Gotham Awards são críticos de cinema, organizadores de festivais e curadores. Por isso, supostamente, não deveria haver muita relação entre o troféu e as consagrações seguintes, feitas por profissionais da indústria. Mas, como revela a coincidência de prêmios, os vencedores do primeiro grande prêmio da temporada acabam chamando atenção para si e passam a aparecer no radar das demais premiações.

A entrega do Gotham Awards acontece em 26 de novembro, dando o pontapé inicial para a enxurrada de prêmios que fecha 2018 e abre 2019.

Confira abaixo a lista completa de indicados.

Melhor Filme
“A Favorita”
“First Reformed”
“If Beale Street Could Talk”
“Madeline’s Madeline”
“Domando o Destino”

Melhor Documentário
“Bisbee ’17”
“Hale County This Morning, This Evening”
“Minding the Gap”
“Shirkers”
“Won’t You Be My Neighbor?”

Melhor Ator
Adam Driver, por “Infiltrado na Klan”
Ben Foster, por “Leave No Trace”
Richard E. Grant, por “Can You Ever Forgive Me?”
Ethan Hawke, por “First Reformed”
Lakeith Stanfield, por “Sorry to Bother You”

Melhor Atriz
Glenn Close, por “The Wife”
Toni Collette, por “Hereditário”
Kathryn Hahn, por “Mais Uma Chance”
Regina Hall, por “Support the Girls”
Michelle Pfeiffer, por “Where is Kyra?”

Ator/Atriz Revelação
Yalitza Aparicio, por “Roma”
Elsie Fisher, por “Eighth Grade” (A24)
Helena Howard, por “Madeline’s Madeline”
KiKi Layne, por “If Beale Street Could Talk”
Thomasin Harcourt McKenzie, por “Leave No Trace”

Diretor Revelação
Ari Aster, por “Hereditário”
Bo Burnham, por “Eighth Grade”
Jennifer Fox, por “O Conto”
Crystal Moselle, por “Skate Kitchen”
Boots Riley, por “Sorry to Bother You”

Melhor Roteiro
“A Favorita”, de Deborah Davis e Tony McNamara
“First Reformed”, de Paul Schrader
“Mais Uma Chance”, de Tamara Jenkins
“Support the Girls”, de Andrew Bujalski
“Thoroughbreds”, de Cory Finley

Melhor Série Estreante
“Alias Grace” (Netflix)
“The End of the F***ing World” (Netflix)
“Killing Eve” (BBC America)
“Pose” (FX)
“Sharp Objects” (HBO)

Prêmio Especial de Melhor Elenco
Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz, por “A Favorita”.