Estreia da primeira Doctor Who feminina rende maior audiência do Reino Unido em uma década

A estreia da 11ª temporada de “Doctor Who”, que também marcou a estreia da primeira mulher como protagonista da atração, bateu recorde de audiência no Reino Unido. O episódio foi assistido por […]

A estreia da 11ª temporada de “Doctor Who”, que também marcou a estreia da primeira mulher como protagonista da atração, bateu recorde de audiência no Reino Unido. O episódio foi assistido por 8,2 milhões de pessoas na BBC One, o que representou 40% de toda a audiência do país.

O público quase dobrou em relação à abertura da temporada anterior, que marcou a despedida de Peter Capaldi do papel principal, vista por 4,6 milhões de telespectadores em abril de 2017.

O desempenho também foi superior às estreias de Capaldi, Matt Smith e David Tennant como Doctor Who.

Para se ter comparação, a série mais assistida deste ano no Reino Unido foi a estreante “The Bodyguard”, que abriu diante de 6,7 milhões de telespectadores.

Uma série não tinha audiência tão elevada há pelo menos uma década, desde a passagem de Tennant na própria “Doctor Who”, em 2008.

Por isso, a atriz Jodie Whittaker é considerada a principal responsável pelo feito, ao se tornar a primeira mulher a assumir o papel.

Graças a um artifício antigo da produção, que precisou substituir o intérprete original do Doctor Who em 1966, o personagem passa por uma “regeneração” sempre que está prestes a morrer, e revive com uma aparência e personalidade diferentes. Graças a isso, a série é exibida há mais de meio século, e sempre se renova.

A 11ª temporada também marcou a estreia do novo showrunner da série, Chris Chibnall, criador do sucesso “Broadchurch”, de onde também veio Whittaker.

No Brasil, a série está sendo exibida pela plataforma de streaming Crackle, da Sony.