Críticas racistas e misóginas de “fãs” de Star Wars foram criadas por trolls russos

A reação negativa extrema de uma parcela dos fãs a “Star Wars: Os Últimos Jedi”, especialmente os ataques sofridos pela atriz Kelly Marie Tran, de descendência vietnamita, pode ter sido orquestrada pela […]

A reação negativa extrema de uma parcela dos fãs a “Star Wars: Os Últimos Jedi”, especialmente os ataques sofridos pela atriz Kelly Marie Tran, de descendência vietnamita, pode ter sido orquestrada pela ação de trolls russos. É o que alerta um estudo da University of South Carolina, comandado pelo pesquisador Morton Bay.

Segundo o relatório, repercutido pelo site Mashable, mais de 50% dos tuítes de ódio a “Os Últimos Jedi” enviados diretamente à conta do diretor Rian Johnson, foram escritos por robôs ou contas falsas, algumas delas administradas por usuários russos.

Para chegar nestes usuários, Bay usou uma lista divulgada publicamente pelo Twitter de 2.752 contas conectadas à Agência de Pesquisa de Internet russa, apelidada de “fazenda de trolls” do governo. De mil usuários que enviaram mensagens para Johnson na época do lançamento de “Os Últimos Jedi”, 16 estavam nesta lista.

Bay também descobriu, em seu estudo, que algumas das contas que enviaram mensagens para Johnson foram criadas única e exclusivamente com esse intuito. Um usuário chamado @MarcoSo94862885, por exemplo, só postou sobre isso durante os poucos meses em que se manteve ativo na rede social.

O mesmo deve ter acontecido com Kelly Marie Tran, mas como a atriz deletou sua conta por causa do bullying intenso que sofreu, é impossível avaliar quantos trolls do governo russo tinham como missão atacá-la nas redes sociais.

“Os Últimos Jedi” foi atacado por uma parcela dos fãs de “Star Wars” por ter dado muito destaque personagens que eram ou mulheres ou de etnias diversificadas. Kelly Marie Tran, que estreou no filme como a personagem Rose Tico, foi duplamente alvejada, por ser mulher e asiática, recebendo insultos racistas e misóginos. O momento que deveria ser o mais feliz de sua vida se tornou motivo de grande tristeza, fazendo-a sair das redes sociais.

O estudo de Morton Bay decifrou as mensagens enviadas pelos trolls como “uso do debate em torno do filme para propagar mensagens de apoio a causas da extrema direita, além de discriminação por gênero, etnia ou sexualidade”.

A franquia “Star Wars” volta aos cinemas com o “Episódio IX”, ainda sem título oficial, com direção de J.J. Abrams e estreia prevista para dezembro de 2019.