Serviço de streaming YouTube Premium chega ao Brasil

O YouTube finalmente inaugurou no Brasil seus serviços pagos YouTube Music e YouTube Premium. Ambos existem desde 2015 e foram reformulados em maio com incremento de programação. Além do Brasil, outros 21 […]

O YouTube finalmente inaugurou no Brasil seus serviços pagos YouTube Music e YouTube Premium. Ambos existem desde 2015 e foram reformulados em maio com incremento de programação. Além do Brasil, outros 21 países passaram a receber acesso aos serviços a partir desta terça-feira (25/9).

O serviço YouTube Music é basicamente o equivalente do portal ao Spotify, Deezer e outros serviços de streaming de música, enquanto o YouTube Premium – que já foi chamado de YouTube Red – equipara-se a uma Netflix, com acesso a séries e programas exclusivos da plataforma.

Ambos oferecem acessos a conteúdo sem inserções publicitárias, algo cada vez mais invasivo no portal e que inspira a proliferação de adblockers.

Os serviços trazem ainda o recurso “audio only”, que permitem a execução do som em segundo plano. Isto permite que o YouTube continue tocando música quando o app é minimizado no celular, durante uma volta à tela inicial.

Além disso, permitem o download de conteúdo sem limitação, o que inclui discos e singles apenas em áudio.

O app contará com inteligência artificial para filtrar e apresentar todo o conteúdo musical da plataforma, incluindo envios independentes e feitos por usuários.

Para fãs de séries, o YouTube Premium oferece acesso aos YouTube Originals, nome dado aos programas exclusivos para assinantes, entre eles a série sci-fi “Impulse”, derivada do filme “Jumper” (2008), e a série de comédia “Cobra Kai”, baseada dos personagens e com os mesmos atores do clássico “Karate Kid” (1984). Ambas já foram renovadas para a 2ª temporada.

A plataforma recebeu grande investimento do Google para se posicionar no mercado de streaming e já anunciou diversas séries novas. A lista inclui duas sci-fi: “Origin”, estrelada por Tom Felton e Natalia Tena, ambos ex-integrantes da franquia “Harry Potter”, e “Weird City”, produzida por Jordan Peele (diretor de “Corra!”). Outro projeto aguardado é “On Becoming a God in Central Florida”, série de comédia com Kirsten Dunst (“Homem-Aranha”).

O YouTube Music custará inicialmente R$ 16,90. Mas o pacote do Premium, oferecido a R$ 20,90, também inclui o serviço do Music. Ambos serviços ainda contarão com planos família para acesso a mais de uma pessoa por assinatura.