Vencedores do Festival de Gramado são as principais estreias de cinema da semana

Menos de uma semana após vencerem o Festival de Gramado 2018, “Ferrugem”, Melhor Filme Brasileiro, e “As Herdeiras”, Melhor Filme Estrangeiro, chegam aos cinemas. São os grandes destaques da programação desta quinta […]

Menos de uma semana após vencerem o Festival de Gramado 2018, “Ferrugem”, Melhor Filme Brasileiro, e “As Herdeiras”, Melhor Filme Estrangeiro, chegam aos cinemas. São os grandes destaques da programação desta quinta (30/8), repleta de filmes bons, que obviamente não entrarão em cartaz na maioria das cidades do país.

O filme de Aly Muritiba, que aborda o universo adolescente e conta uma história de bullying, a partir do impacto do vazamento de um vídeo íntimo de uma garota, já tinha sido premiado no Festival de Seattle e bastante elogiado em sua passagem pelo Festival de Sundance, ambos nos Estados Unidos. É bastante impactante. E tinha tudo para ser campeão de bilheteria, caso chegasse a seu público alvo, nos shopping centers – onde serão exibidos os piores filmes da semana.

Por sua vez, a obra do jovem paraguaio Marcelo Martinessi aborda a velhice, acompanhando um mulher sexagenária endividada e solitária, após sua parceira de toda vida ser presa por fraude bancária. O filme é sutil, mas lida com temas poderosos, como amor e companheirismo entre mulheres (LBGTQ, mesmo), decadência da classe média, crise econômica, Terceira Idade, etc. Coproduzido pela diretora carioca Julia Murat, também venceu os prêmios da Crítica e Melhor Atriz (Ana Brun) no Festival de Berlim.

Há mais lançamentos brasileiros que merecem ser conferidos. Inspirado na história verídica de um jovem de 16 anos que cometeu suicídio em Porto Alegre, em 2006, “Yonlu” traz Thalles Cabral (da novela “Amor à vida”) mergulhado no personagem-título, numa reconstrução quase documental, mas também repleta de alegorias, que usa a música, poesia e desenhos verdadeiros do retratado para tentar compreender como e por que jovens decidem se matar com a ajuda da internet. Uma estreia forte do diretor e roteirista Hique Montanari. Já entre os documentários de verdade, o destaque é “Meu Tio e o Joelho de Porco”, que resgata a história esquecida da famosa banda paulista dos anos 1970.

E por falar em música, fãs de rock não podem perder “Nico, 1988”, Melhor Filme da mostra Horizontes do Festival de Veneza e Melhor Roteiro na premiação da Academia de Cinema da Itália. O longa conta a história da famosa modelo e atriz alemã, que virou cantora no célebre disco “Velvet Underground and Nico” (1967), a partir de lembranças de seu último ano de vida, e tem 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Por fim, para as crianças e especialmente seus acompanhantes, o destaque é a animação “Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas”. O filme baseado na série animada do Cartoon Network tem a maior distribuição da semana, em 500 cinemas. Mas não é um mero caça-nível. Longe disso, trata-se de uma melhores adaptações dos quadrinhos da DC Comics já levada ao cinema, com 90% de críticas positivas no Rotten Tomatoes. Mais engraçada que “Lego Batman” e com mais super-heróis que “Liga da Justiça”, não poupa nem a Marvel com suas piadas. E ainda tem uma figuração de Stan Lee!

Os outros dois filmes com distribuição ampla são perda de tempo (e dinheiro), mas podem ser conhecidos abaixo, junto com as sinopses e trailers de todos os lançamentos da semana nos cinemas.

Ferrugem | Brasil | Drama

Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.

As Herdeiras | Paraguai, Alemanha, Brasil | Drama

Chela (Ana Brun) e Chiquita (Margarita Irún), herdeiras de famílias abastadas do Paraguai, vivem da venda de seus bens. Quando Chiquita acaba presa por dívidas jamais acertadas, a até então submissa e reclusa Chela precisa se virar e começa por acaso a prestar serviço para um grupo de senhoras ricas como motorista. Logo a nova realidade, e especialmente a exuberante Angy (Ana Ivanova), a quem conhece durante o trabalho, afetam os interesses, prioridades e atitudes da taxista amadora.

Younlu | Brasil | Drama

Baseado na história real de um garoto de 16 anos que queria ser músico, tinha uma rede de amigos virtuais e ninguém desconfiava que também participava de um fórum de potenciais suicidas. Younlu deixou um legado de cerca de 60 canções, que revelaram uma intrigante produção artística, todas compostas e gravadas inteiramente por ele em seu quarto.

Nico, 1988 | Itália, Bélgica | Drama

Christa Päffgen, mais conhecida pelo seu nome artístico Nico, fez muito sucesso no final da década de 60 ao lado da banda Velvet Underground. Vinte anos depois, a cantora tenta desenvolver a sua carreira solo ao mesmo tempo em que precisa lidar com os fantasmas do passado: o vício em drogas, a relação problemática com o filho e a depressão que a acompanhou durante toda a vida.

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas | Estados Unidos | Animação

Robin, Ciborgue, Estelar, Ravena e Mutano são os Jovens Titãs. Ao perceberem que todos os super-heróis estão estrelando filmes, eles decidem se mobilizar para também ter espaço nas telonas. O líder do grupo, Robin, está determinado a ser visto como um astro e com ideias malucas e até uma canção eles partem em busca de um diretor de Hollywood, mas acabam enganados por um supervilão.

Meu Tio e o Joelho de Porco | Brasil | Documentário

Nesse documentário que mistura animação, relatos e material de arquivo, um menino passa a ter contato com o fantasma do tio depois que acha o diário do pai recém-falecido. A aparição leva o garoto para o cenário do punk paulistano e conta como a cena atual foi influenciada por uma irreverente banda do passado chamada “Joelho de Porco”, da qual ele e seus amigos faziam parte.

O Candidato Honesto | Brasil | Comédia

Após cumprir 4 dos 400 anos de cadeia, João Ernesto (Leandro Hassum) é convencido a se candidatar à presidência novamente. Adorado pelo povo por ser um político que assumiu seus erros, ele vence as eleições, mas não tem vida fácil em Brasília acompanhado excessivamente de perto pelo sinistro vice Ivan Pires (Cassio Pandolfh).

Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer | Brasil | Sci-Fi

Iran vive em uma região extremamente afetada pelas mudanças climáticas causadas pelo ser humano. É certo que a população caminha para assistir ao último pôr do sol, mas, após uma tragédia famíliar, ele decide lutar contra a depressão aguda que tem acometido todos.

Takara – A Noite em que Nadei | França, Japão | Drama

Nas montanhas cobertas de neve no Japão, toda noite um pescador parte em direção ao mercado da cidade. Em uma dessas, seu filho de 6 anos é acordado por sua partida e não consegue voltar a dormir. Logo depois, no caminho para a escola, ainda sonolento, ele se afasta do caminho e decide vaguear sozinho pela neve.

Deus Não Está Morto – Uma Luz na Escuridão | Estados Unidos | Drama

Quando a igreja de Saint James é incendiada, devastando a congregação e o pastor Dave, a universidade vizinha, Hadleigh University, usa a tragédia para tentar despejar a igreja do campus. A batalha logo se levanta entre a igreja e a comunidade, o pastor contra um amigo seu, o presidente da universidade e a estudante Keaton, membro do ministério da igreja, questionando sua fé cristã.

A Destruição de Bernardet | Brasil | Documentário

Referência na reflexão sobre o cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet resolveu, aos 70 anos, se dedicar como ator em longas e curtas experimentais e ousados, dirigidos por jovens realizadores. Neste documentário, o próprio Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.

O Renascimento do Parto 3 | Brasil | Documentário

Com depoimentos de mães, ativistas, médicos, enfermeiras obstetras, obstetrizes e outros profissionais de saúde, o diretor Eduardo Chauvet documenta o SUS que dá certo com o Centro de Parto Humanizado Casa Angela de São Paulo e a cena obstétrica na Holanda, na Nova Zelândia e no Camboja. Traz também importantes reflexões sobre diretrizes da Organização Mundial de Saúde em relação a maternidade que frequentemente são ignoradas.

Elo Perdido – O Brasil que Pedala | Brasil | Documentário

Em um Brasil cada vez mais motorizado, onde carros e motos são tidos como prioridade nas ruas, milhares de brasileiros permanecem dando preferência a utilização de bicicletas como principal meio de locomoção. Mais do que uma simples escolha, a alternativa reflete um momento peculiar do país, além de levantar reflexões a respeito da crescente industrialização.