Castelo real da série Game of Thrones é colocado à venda na Irlanda do Norte

Um castelo real da Irlanda do Norte, usado como cenário da série “Game of Thrones”, foi colocado à venda no mercado imobiliário britânico.

Trata-se do Gosford Castle, castelo utilizado para representar a Casa Tully, onde diversos personagens da trama foram mortos. Apenas a área central do castelo está sendo posta à venda, divida em lotes por um valor relativamente modesto: 500 mil libras (cerca de R$ 2,5 milhões), segundo anúncio da Maison Real Estate.

Localizado no condado de Armagh, na Irlanda do Norte, o castelo parece medieval, mas foi construído em meados do século 19 por Archibald Acheson, 2º Conde de Gosford. A construção foi inspirada na arquitetura normanda, dos séculos 11 e 12, e assinado pelo arquiteto londrino Thomas Hopper.

Os Gosford ocuparam o castelo até o início dos anos 1920. Durante a 2ª Guerra Mundial, a construção foi confiscada, servindo de base para as tropas e os prisioneiros de guerra. O castelo ainda serviu ao Ministério da Agricultura (que estabeleceu no terreno o Parque Florestal de Gosford, listado como a primeira floresta de conservação da Irlanda do Norte, em 1986) e abrigou um hotel.

Em 2006, a área foi comprada por um empresário, que restaurou o castelo mantendo suas cores e características originais, como as escadas em espiral e as abóbadas do teto, visando explorar o turismo e locações para produções de época.

A área à venda foi convertida em seis apartamentos de luxo, com cerca de 325 m² cada, alguns com jardim na cobertura, que somam um total de 24 quartos.