Roteiro perdido de Stanley Kubrick é encontrado após 60 anos

Um roteiro perdido do cineasta Stanley Kubrick foi encontrado cerca de 60 anos depois de ter sido escrito, informou o jornal inglês The Guardian. O roteiro inédito foi escrito pelo aclamado diretor […]

Um roteiro perdido do cineasta Stanley Kubrick foi encontrado cerca de 60 anos depois de ter sido escrito, informou o jornal inglês The Guardian.

O roteiro inédito foi escrito pelo aclamado diretor em parceria com o romancista Calder Willingham em 1956, e era uma adaptação, nunca filmada, do romance “Segredo Ardente”, escrito pelo austríaco Stefan Zweig em 1913.

“Segredo Ardente” narra o despertar do ciúme e do conhecimento do que é a atração amorosa num rapaz de 12 anos. Manipulado por um homem que quer fazer dele um meio de se aproximar de sua bela mãe, o jovem sente o entusiasmo da amizade, a desilusão e o ciúme no ambiente de uma estância de veraneio onde quase não conhece mais ninguém.

Rumores sobre a existência desse roteiro rondavam a comunidade cinematográfica há décadas, mas somente agora a sua existência foi confirmada.

Segundo os relatos do jornal The Guardian, há cerca de 100 páginas de material suficiente para a produção de um filme

“É um roteiro completo, então pode ser finalizado por um cineasta atual”, disse Nathan Abrams, um estudioso da filmografia de Kubrick, ao Guardian.

De acordo com o jornal, as páginas estão marcadas com o selo do departamento de roteiros da MGM, que pode ter cancelado o projeto quando Kubrick quebrou seu contrato para filmar “Glória Feita de Sangue” (1957) na United Artists.

Abrams, no entanto, acredita que o enredo do adultério – que ele descreve como “o inverso da [adaptação de Kubrick de] Lolita” – poderia ter sido muito “arriscado” nos anos 1950, afirmando: “A criança age como um intermediário involuntário entre sua mãe e seu pretenso amante, criando uma história perturbadora a respeito da sexualidade e o abuso infantil sob sua superfície”.