Volta de Cacá Diegues ao cinema, O Grande Circo Místico vai abrir Festival de Gramado

O filme “O Grande Circo Místico”, que marca a volta de Cacá Diegues ao cinema, foi escolhido para abrir o 46º Festival de Gramado. O cineasta não filmava há 12 anos – […]

O filme “O Grande Circo Místico”, que marca a volta de Cacá Diegues ao cinema, foi escolhido para abrir o 46º Festival de Gramado. O cineasta não filmava há 12 anos – desde “O Maior Amor do Mundo” (2006) – e a abertura do festival gaúcho marcará a primeira exibição nacional do longa.

“O Grande Circo Místico” chegará a Gramado após sua première mundial no Festival de Cannes, onde foi apresentado em sessão especial fora de competição. Rodado em Portugal, devido às leis que proíbem uso de animais selvagens em produções no Brasil, o filme acompanha os feitos e desventuras dos membros de uma companhia circense ao longo de um século, entre 1910 e 2010.

A obra é o primeiro filme baseado no poema homônimo do escritor Jorge de Lima (1893-1953), que já foi transformado em espetáculo de dança por Naum Alves de Souza e num disco de Chico Buarque e Edu Lobo.

Estes antecedentes também inspiram o filme, que destaca em seu elenco o ator francês Vincent Cassel (“O Filme da Minha Vida”), Bruna Linzmeyer (também de “O Filme da Minha Vida”), Jesuíta Barbosa (“Praia do Futuro”), Antônio Fagundes (“Alemão”), Juliano Cazarré (“Boi Neon”), Marcos Frota (“Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood”) e Mariana Ximenes (“Uma Loucura de Mulher”).

O Festival de Gramado 2018 vai acontecer entre os dias 17 e 25 de agosto, e “O Grande Circo Místico” chega logo em seguida aos cinemas, com estreia comercial marcada para 6 de setembro.