Saci Pererê vai virar personagem de filme de terror hollywoodiano

A produtora britânica Hindsight Media, responsável por filmes como “O Discurso do Rei”, “O Guarda” e “Chef”, vai produzir um filme baseado no Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro. O roteiro foi […]

A produtora britânica Hindsight Media, responsável por filmes como “O Discurso do Rei”, “O Guarda” e “Chef”, vai produzir um filme baseado no Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro.

O roteiro foi escrito por Nathan Atkins, que escreveu “S. Darko – Um Conto de Donnie Darko”, “O Príncipe do Natal” e o vindouro remake do terror “A Vingança do Diabo” (Pumpkinhead, de 1988). Por sinal, o longa é descrito pelo site Deadline como tendo um “tom de terror”.

O brasileiro Rodrigo Brandão (“Histórias Estranhas”) será o produtor executivo.

No folclore brasileiro, a história do Saci Pererê se originou no fim do século 18, quando se começou a contar a história do personagem travesso, de uma perna só, que gosta de fazer pequenas travessuras e assustar os viajantes.

A princípio difundida entre os indígenas da Região das Missões, o personagem acabou virando um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, quando a história chegou no Norte do país. O choque de culturas também o fez herdar o pito da cultura africana, uma espécie de cachimbo, além do píleo portuguès, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo – um ser encantado do folclore do norte de Portugal, especialmente da região de Trás-os-Montes.

Monteiro Lobato foi o primeiro autor a retratar o Saci na literatura e a figura se expandiu para outros livros, histórias em quadrinhos (de Ziraldo) e até séries (“Sítio do Pica-Pau Amarelo”).

Entretanto, a descrição do Deadline apresenta o personagem como o espírito de um garoto afrodescendente que cortou a própria perna para se libertar das correntes em que ficava preso como escravo.