Máquinas Mortais: Sci-fi pós-apocalíptica de Peter Jackson ganha trailer legendado

A Universal divulgou o pôster e o primeiro trailer completo legendado de “Máquinas Mortais” (Mortal Engines), que revela como a premissa absurda se materializa nas telas. O nonsense surreal acompanha cidades gigantescas […]

A Universal divulgou o pôster e o primeiro trailer completo legendado de “Máquinas Mortais” (Mortal Engines), que revela como a premissa absurda se materializa nas telas. O nonsense surreal acompanha cidades gigantescas que devoram o que encontram pelo caminho, transformadas em aparatos gigantescos via tecnologia steampunk, na vastidão desértica do pós-apocalipse.

“O que é aquilo?”, pergunta uma personagem diante do avanço de uma das engenhocas da trama. “Aquilo é Londres”, apresenta a resposta. Uma Londres sobre rodas, com direito à Catedral de Saint Paul em seu topo, no papel do “monstro” mais perigoso da história.

A trama é ambientada em um mundo futurista devastado, onde cidades inteiras foram transformadas em veículos – as Cidades Tração, que exploram os recursos naturais e consomem umas as outras. Londres é a principal Cidade-Tração e tem planos de se tornar a única sobrevivente. Um casal de jovens escapa de suas entranhas e é caçado, enquanto tentam evitar que uma nova arma terrível ameace o futuro do mundo.

O elenco destaca Hera Hilmar (série “Da Vinci’s Demons”) como Hester Shaw, uma heroína com cicatriz na face, que ilustra o pôster, e Robert Sheehan (“Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”) como seu ajudante relutante. Não são exatamente astros de blockbusters.

Por isso, o único destaque da prévia é dado ao nome do cineasta Peter Jackson. O nome do responsável pelas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” aparece em letras garrafais no trailer. Mas embora assine o roteiro e a produção, ele não é o diretor do longa.

Escondido nos créditos finais, o diretor é Christian Rivers, que estreia na função, mas foi assistente de Jackson nos filmes do “Hobbit” e trabalhou nos efeitos visuais das duas trilogias da Terra Média.

Jackson, por sua vez, compartilha o roteiro e a produção com sua esposa Fran Walsh e a parceira criativa Philippa Boyens. O trio foi mentor dos seis filmes baseados nas obras de J.R.R. Tolkien.

“Maquinas Mortais” é a adaptação do primeiro volume das “Crônicas das Cidades Famintas” do escritor britânico Philip Reeve, e pode originar uma nova franquia. Afinal, a história já rende quatro volumes, publicados desde 2001.

O elenco ainda inclui Hugo Weaving (“O Hobbit”), Stephen Lang (“Avatar”), Jihae (série “Mars”), Joel Tobeck (série “Ash vs Evil Dead”), Colin Salmon (série “Limitless”), Frankie Adams (série “The Expanse”), Caren Pistorius (“A Luz entre Oceanos”) e Leila George (“Minha Namorada É uma Vampira”).

A estreia está marcada para 13 de dezembro no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.