Desenho animado cambojano vence Festival de Annecy, principal evento mundial da animação

O longa animado “Funan”, do cambojano Denis Do, venceu a edição 2018 do Festival de Annecy, o maior festival de animação do mundo, realizado anualmente na França. Dublado pelos astros do cinema […]

O longa animado “Funan”, do cambojano Denis Do, venceu a edição 2018 do Festival de Annecy, o maior festival de animação do mundo, realizado anualmente na França.

Dublado pelos astros do cinema francês Bérénice Bejo (que é argentina e estrela de “O Artista”) e Louis Garrel (“O Formidável”), o desenho acompanha uma jovem mulher em busca de afirmação depois de abandonar o Camboja.

Além de “Funan”, o festival destacou a produção irlandesa “A Ganha-Pão” (The Breadwinner). A animação da cineasta Nora Twomey levou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio do Júri Popular – além do troféu de Música Original. A obra conta a história de uma menina afegã que tem de se travestir como garoto para sustentar sua família.

Homenageado no evento, o cinema brasileiro também recebeu um prêmio especial de inovação de linguagem, conferido ao curta “Garoto Transcodificado a Partir de Fosfeno”, de Rodrigo Faustini.