Jason Momoa desiste de estrelar o remake de O Corvo

O remake de “O Corvo” perdeu seu ator e diretor. Você já ouviu isto antes, mas esta não é uma notícia antiga. É que a produção perdeu seu quinto protagonista e seu […]

O remake de “O Corvo” perdeu seu ator e diretor. Você já ouviu isto antes, mas esta não é uma notícia antiga. É que a produção perdeu seu quinto protagonista e seu quarto diretor consecutivos, desde que foi anunciada há cerca de uma década.

O ator Jason Momoa (“Aquaman”) e o diretor Corin Hardy (“A Maldição da Floresta”) foram os últimos de uma longa lista de envolvidos que desistiram de filmar o remake na véspera da data marcada para o começo das filmagens. Desta vez, as câmeras iam começar a trabalhar em cinco semanas, em Budapeste.

A franquia lida com negatividade desde a trágica morte do ator Brandon Lee durante as filmagens de “O Corvo” original em 1994, e o projeto da refilmagem vem batendo o recorde de desistências.

A maldição é real, pelo menos para o estúdio Relativity, que faliu desde o anúncio do projeto sem recuperar os gostos, mais de US$ 20 milhões com a pré-produção, e sem que nem uma cena sequer tenha sido filmada – gastos em desenvolvimento, roteiros não filmados, adiantamentos de contratos, reserva de estúdios, locações etc.

Graças à crise, o produtor Samuel Hadida comprou os direitos do filme bem barato e achou que tinha dado sorte. Que inocente.

O remake seria originalmente dirigido por Stephen Norrington (“A Liga Extraordinária”) e estrelado por Mark Wahlberg (“Transformers: O Último Cavaleiro”), os primeiros a desistirem há oito anos. Seus substitutos, o ator Bradley Cooper (“Sniper Americano”) e o diretor Juan Carlos Fresnadillo (“Extermínio 2″), foram, respectivamente, substituídos por Luke Evans (“Drácula – A História Nunca Contada”) e F. Javier Gutierrez (“3 Dias”). Jack Houston (“Ben-Hur”) virou a opção seguinte, antes de Momoa se candidatar, sob direção de Corin Hardy – que tinha apenas um longa em seu currículo.

O roteiro que Hardy ia filmar tinha sido escrito por Jesse Wigutow (“Acontece Nas Melhores Famílias”), que também era responsável por escrever a sequência abortada de “Tron: O Legado” (2010). Mas aparentemente ele encomendou outra nova versão para a história, já que o roqueiro Nick Cave (!!!) aparece creditado no IMDb como roteirista, ao lado de Cliff Dorfman (“Guerreiro”). Embora mais conhecido como cantor e compositor, Cave já escreveu alguns filmes, entre eles “A Proposta” (2005) e “Os Infratores” (2012), ambos dirigidos por John Hillcoat.

Segundo o autor de quadrinhos James O’Barr, criador do personagem, o novo “O Corvo” seria uma adaptação mais fiel de sua história original. A trama foi concebida como terapia, após sua namorada morrer num acidente de carro, vítima de um motorista bêbado. Nos quadrinhos, o personagem central e sua namorada são mortos, mas ele volta à vida para se vingar dos assassinos.

O personagem é o mesmo Eric Draven dos quadrinhos, que Brandon Lee morreu interpretando.

O impressionante, na verdade, é que o remake de “O Corvo” ainda não foi oficialmente cancelado, mesmo sem ator, diretor e depois de tantas desistências. Mas o site Deadline afirma que a saída de Momoa e Hardy aconteceu após um impasse entre o produtor e a Sony, responsável por uma fatia substancial do financiamento, em troca da distribuição internacional do longa.

A saída da Sony teria inviabilizado o orçamento. Por isso, é provável que “O Corvo” finalmente descanse em paz, sem voltar a ressuscitar no corpo de um novo intérprete. Embora seja provável que, num último suspiro, acabe estrelado e dirigido por iniciantes e lançado direto em streaming.