A expectativa do mercado em relação à franquia “Star Wars” é tão elevada, que “somente” estrear em 1º lugar com uma das bilheterias mais altas do ano foi considerado decepcionante para “Han Solo: Uma História Star Wars”.
Isto porque o filme não ultrapassou os US$ 100m (milhões) nos primeiros três dias, como os recentes blockbusters “Vingadores: Guerra Infinita” e “Deadpool 2”. E foi o primeiro “Star Wars”, desde que a Disney adquiriu a franquia, a ficar abaixo desse patamar.
Em comparação ao primeiro spin-off da saga espacial, “Rogue One”, lançado há dois anos, o desempenho caiu praticamente pela metade. “Han Solo” fez US$ 84,7m, enquanto “Rogue One” faturou US$ 155m em seu fim de semana inaugural nos Estados Unidos e Canadá. Os outros dois filmes da saga principal abriram acima dos US$ 200m.
Analistas apontam como principal causa do “fracasso” (muito relativo) o saturamento. Há excesso de blockbusters em cartaz – “Deadpool 2” estreou na semana passada e ainda demonstra grande fôlego, com US$ 43,4m em 2º lugar. E também excesso de filmes de “Star Wars” – “Os Últimos Jedi” foi lançado há apenas cinco meses.
Preocupada, a Disney declarou, por meio de seu chefe de distribuição, que irá analisar as razões do desempenho abaixo do esperado. “Tivemos tanto sucesso no passado. Os três filmes anteriores de ‘Star Wars’ renderam US$ 4 bilhões em bilheteria, então não parece que a saturação seja necessariamente um problema, mas ainda estamos respondendo a todas as perguntas”, disse Dave Hollis.
É possível que a consequência das bilheterias de “Han Solo” seja a decisão de não produzir uma continuação do filme, que foi plantada na trama. O mais provável é que a Disney decida, simplesmente, não lançar mais produtos de “Star Wars” na temporada do verão americano. Até então, todos os “Star Wars” estavam sendo despejados em dezembro. “Han Solo” foi o primeiro a sair do cronograma, direto para o abismo.
O que causa preocupação de verdade, porém, não é a relativa decepção norte-americana, mas o problema real do mercado internacional, onde a soma total foi de US$ 65m.
O filme fracassou na China, atualmente maior mercado cinematográfico do mundo, ao fazer US$ 10,1m e abrir somente em 3º lugar. E, apesar disso, a China representou seu segundo maior faturamento mundial, seguida por Austrália (US$ 5m), Alemanha (US$ 4,3m), França (US$ 3,9m), Rússia (US$ 3,6m), Espanha (US$ 2,6m) e México (US$ 2,5m).
No Brasil, “Han Solo” ficou com US$ 1,3m, o equivalente a R$ 4,7m, o que não lhe assegura uma estreia em 1º lugar.
Assim, a soma mundial, com os valores dos Estados Unidos, China, Brasil, etc. atingiu US$ 149,7m, o que é menos do que “Rogue One” fez apenas nos Estados Unidos em seus primeiros três dias.
Para piorar, trata-se do filme mais caro já feito na franquia, em consequência da demissão da dupla de diretores originais, formada por Phil Lord e Chris Miller (de “Anjos da Lei”), após cinco meses de filmagens. Segundo informações da revista Variety, refilmagens de cenas já finalizadas, mais o salário extra de Ron Howard, chamado para substituir os demitidos, além da extensão do cronograma por conta dessas mudanças, levaram a produção a custar por volta de US$ 250 milhões.
A estratégia do lançamento em maio, porém, tem um elemento conveniente. Segunda-feira (28/5) é feriado nos Estados Unidos – Memorial Day – , o que permitirá um faturamento mais elástico. As projeções, inclusive, sugerem que o feriadão ajudará “Han Solo” a atingir US$ 100m em quatro dias.
Além disso, apesar da competição acirrada com “Deadpool 2”, o filme terá praticamente um mês inteiro sem maiores concorrentes nas bilheterias, já que o próximo blockbuster só chega em 22 de junho nos cinemas norte-americanos – data de estreia de “Jurassic World: Reino Ameaçado”. Claro que “Oito Mulheres e um Segredo” pode surpreender, já na próxima semana, e dificultar estes planos.
De todo modo, este calendário também ajuda “Deadpool 2” a continuar sua farra. A produção da Fox está justamente comemorando a ultrapassagem dos US$ 200m após 10 dias de exibição na América do Norte. E já se aproxima dos US$ 500m mundiais, valor que deve ser atingido na metade desta semana.
Como “Deadpool 2” foi orçado em US$ 110m, a Fox deverá zerar as despesas principais de produção até o próximo domingo – enquanto “Han Solo” precisaria chegar a uns US$ 800m para atingir o break even.
Fechando o Top 3, “Vingadores: Guerra Infinita” segue cada vez mais bilionário. A soma de sua bilheteria já atingiu US$ 1,9 bilhão mundial, aproximando-se da marca mítica dos US$ 2b que apenas três filmes conseguiram cruzar – “Star Wars: O Despertar da Força”, “Titanic” e “Avatar”.
Todas as demais estreias da semana foram destinadas ao circuito limitado. Por coincidência, duas novidades contaram com a mesma atriz: Elle Fanning. “How to Talk to Girls at Parties” e “Mary Shelley” também foram lançados na mesma quantidade de salas: apenas duas, com faturamento, respectivamente, de US$ 6,5 e 6 mil.
Confira abaixo os rendimentos dos 10 filmes mais vistos no final de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique nos títulos para saber mais sobre cada produção.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Han Solo: Uma História Star Wars
Fim de semana: US$ 84,7m
Total EUA e Canadá: US$ 84,7m
Total Mundo: US$ 149,7m
2. Deadpool 2
Fim de semana: US$ 43,4m
Total EUA e Canadá: US$ 209,1m
Total Mundo: US$ 488,8m
3. Vingadores: Guerra Infinita
Fim de semana: US$ 17,3m
Total EUA e Canadá: 623,5m
Total Mundo: 1,9b
4. Do Jeito que Elas Querem
Fim de semana: US$ 9,4m
Total EUA e Canadá: US$ 31,8m
Total Mundo: US$ 31,8m
5. Alma da Festa
Fim de semana: US$ 5,1m
Total EUA e Canadá: US$ 39,1m
Total Mundo: US$ 45m
6. Breaking In
Fim de semana: US$ 4m
Total EUA e Canadá: US$ 35,6m
Total Mundo: US$ 37,6m
7. Show Dogs
Fim de semana: US$ 3m
Total EUA e Canadá: US$ 10,6m
Total Mundo: US$ 11,8m
8. Overboard
Fim de semana: US$ 3m
Total EUA e Canadá: US$ 41,4m
Total Mundo: US$ 53,5m
9. Um Lugar Silencioso
Fim de semana: US$ 2,2m
Total EUA e Canadá: US$ 179,9m
Total Mundo: US$ 311,6m
10. RBG
Fim de semana: US$ 1,1m
Total EUA e Canadá: US$ 5,6m
Total Mundo: US$ 5,6m