Brad Pitt vai produzir filme sobre o escândalo sexual de Harvey Weinstein

A produtora Plan B, do ator Brad Pitt, se associou a Annapurna Pictures para produzir um filme sobre a investigação jornalística que revelou o escândalo sexual do produtor Harvey Weinstein. A informação […]

A produtora Plan B, do ator Brad Pitt, se associou a Annapurna Pictures para produzir um filme sobre a investigação jornalística que revelou o escândalo sexual do produtor Harvey Weinstein. A informação foi confirmada pelo jornal The New York Times, que faz parte da própria história.

O filme contará a luta das repórteres do New York Times, Jodi Kantor e Megan Twohey, que enfrentaram ameaças e intimidações do então todo-poderoso magnata de Hollywood para apurar e publicar a reportagem do escândalo, que abriu as portas para uma revolução na indústria cinematográfica.

A ideia é realizar um filme de investigação jornalística ao estilo de “Spotlight: Segredos Revelados”, que venceu o Oscar 2016, e o recente “The Post – A Guerra Secreta”.

Pitt também pode virar personagem da história. O ator chegou a confrontar Weinstein e ameaçá-lo após ele assediar sua então namorada Gwyneth Paltrow, na época do filme “Emma” (1996). Antes das filmagens, ela foi chamada à suíte do produtor em um hotel em Beverly Hills. A atriz disse que ele colocou a mão nela e sugeriu que eles fossem ao quarto para fazer massagens. Esta história veio à tona numa das primeiras reportagens do escândalo.

A reportagem que levou à queda de Weinstein foi publicada no New York Times em 5 de outubro, e apenas após a atriz Ashley Judd tomar coragem para se tornar a primeira a deixar seu nome ser publicado em denúncia contra o magnata.

Inspiradas pela coragem da atriz, diversas estrelas famosas se sentiram encorajadas a compartilhar suas experiências de terror, entre elas Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Léa Seydoux, Cara Delevingne, Uma Thurman e muitas outras.

Uma reportagem ainda mais polêmica, da revista New Yorker, apresentou em seguida as primeiras denúncias de estupro, inclusive de Mia Sorvino e Asia Argento. E logo em seguida o jornal Los Angeles Times desnudou a conexão do produtor com o mundo da moda, com relatos de modelos.

Após o escândalo ser revelado, Weinstein foi demitido da própria produtora, The Weinsten Company, teve os créditos de produtor retirado de todos os projetos em andamento de que participava e foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pelo Oscar, do BAFTA (a Academia britânica), do PGA (Sindicato dos Produtores) e da Academia de Televisão, responsável pelo Emmy. Sua esposa, Georgina Chapman, estilista da grife Marchesa, pediu divórcio e ele ainda deve enfrentar processos criminais.

Desde então, outros casos foram denunciados, em meio a um movimento espontâneo fomentado nas redes sociais com a hashtag MeToo, que proporcionou um ajuste de contas contra assediadores na indústria do entretenimento.