Mulheres da Globo planejam vestir preto no Dia Internacional da Mulher

As funcionárias dos departamentos artístico, jornalístico e até administrativo da Globo resolveram marcar o Dia Internacional da Mulher de preto. Uma convocação foi feita pelas redes sociais na terça (6/3) para que […]

As funcionárias dos departamentos artístico, jornalístico e até administrativo da Globo resolveram marcar o Dia Internacional da Mulher de preto. Uma convocação foi feita pelas redes sociais na terça (6/3) para que as mulheres fossem trabalhar com pelo menos uma peça de roupa preta nesta quinta-feira.

“Oi, minas! Tudo bem?”, começa a mensagem enviada por whatsapp.

“As mulheres da Globo estão agitando uma ação para amanhã.

Como nem todas têm a camiseta “Mexeu com Uma, Mexeu Com todas”, para a gente se agitar e também protestar contra as diversas pequenas opressões que sofremos dia a dia, estamos combinando de vir de blusa preta neste 8 de março. Se vocês puderem também seria ótimo para engrossarmos esse caldo.”

As manifestantes, porém, deixam claro que não se trata de um protesto contra a Globo, mas uma mobilização pela igualdade e “empoderamento” na sociedade em geral.

O colunista Ricardo Feltrin, do UOL, apurou que a “campanha” recebeu aprovação e adesão de boa parte das atrizes e jornalistas da emissora.

A mensagem também faz referência às camisetas “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, que foram usadas por várias globais depois que o ator José Mayer foi denunciado por assédio sexual contra uma figurinista da casa. A emissora não só apoiou a iniciativa como condenou o ator em seus jornais e o afastou das novelas. Isto foi antes do escândalo de assédio de Harvey Weinstein.