Uma das religiões mais polêmicas dos Estados Unidos, a Igreja da Cientologia, resolveu seguir a dica dos evangélicos e católicos e lançar seu próprio canal de televisão, a Scientology TV, que fez sua estreia na semana passada em meio a uma campanha de marketing agressiva, que usava o mesmo slogan da franquia “Cinquenta Tons de Cinza”: “Está curioso?”.
Disponibilizada por várias operadoras de TV paga americanas e também em plataformas digitais, a ideia por trás da Scientology TV é popularizar a Cientologia. Para isso, foram criados programas que visam desmistificar a fama de misteriosa que a religião conquistou, desde que estourou na mídia como a seita de astros de Hollywood como Tom Cruise, John Travolta e Elisabeth Moss.
A plataforma pretende também responder as acusações de lavagem cerebral e abusos brandidas contra a religião por documentários e programas como “Leah Remini: Scientology and the Aftermath”, vencedor do Emmy 2017, com denúncias apresentadas pela atriz e ex-seguidora da Cientologia Leah Remini.
Por isso, programas do canal têm nomes sugestivos como “Inside Scientology” (“Por Dentro da Cientologia”), “Meet a Scientologist” (“Conheça um Cientólogo”), “Destination: Scientology” (“Destino: Cientologia”) e “L. Ron Hubbard: In His Own Voice” (“L. Ron Hubbard: Em Suas Próprias Palavras”), este último dedicado ao fundador da religião.
A maior curiosidade despertada pelo canal é se os seguidores famosos pretendem aparecer em algum dos programas. Mas, até o momento, a pessoa mais “famosa” exibida pela Scientology TV foi David Miscavige, o atual líder da Igreja da Cientologia.