Adaptação do best-seller A Amiga Genial ganha primeiras fotos

A HBO divulgou as primeiras fotos da minissérie que adapta o best-seller “A Amiga Genial” (My Brilliant Friend), de Elena Ferrante. As fotos revelam as protagonistas da produção: as adolescentes Elisa Del […]

A HBO divulgou as primeiras fotos da minissérie que adapta o best-seller “A Amiga Genial” (My Brilliant Friend), de Elena Ferrante. As fotos revelam as protagonistas da produção: as adolescentes Elisa Del Genio e Ludovica Nasti, intérpretes de Elena Greco, a Lenu, e de Lila, a amiga genial do título, e as meninas Margherita Mazzucco e Gaia Girace como suas versões infantis. Todas são estreantes.

De acordo com a HBO, a busca pelo elenco durou oito meses, com mais de 9 mil crianças e 500 adultos submetidos a testes. Ao final, a produção contratou mais de 150 atores e 5 mil figurantes.

A adaptação será inteiramente filmada na Itália e falada em italiano, com direção do cineasta Saverio Costanzo (“A Solidão dos Números Primos”), que assinará todos os episódios.

Coproduzida com a rede pública italiana RAI, a minissérie será uma superprodução que recriará a região de Nápoles do pós-guerra num cenário de quase 2 quilômetros quadrados, incluindo 14 prédios, cinco interiores de apartamentos, uma igreja e um túnel. Já o figurino inclui 1,5 mil peças de roupa, a maioria delas criadas especialmente para a atração.

Ferrante contou a história das duas mulheres jovens e brilhantes, amigas mas também rivais, na Itália do pós-guerra, em quatro volumes entre 2011 e 2015, conhecidos como o Quarteto Napolitano, que viraram um fenômeno editorial traduzido em dezenas de idiomas com grande êxito.

A minissérie pretende condensar toda a história literária num total de oito episódios, ainda sem previsão de estreia.

Por curiosidade, além da trama literária, o sucesso de “A Amiga Genial” também envolve um mistério de bastidores. Elena Ferrante é um pseudônimo e o(a) autor(a) verdadeiro(a) se nega a revelar sua identidade, o que tem gerado muitas teorias. Após conduzir uma longa investigação, o jornalista italiano Claudio Gatti afirma ter descoberto que a autora é na realidade uma tradutora romana sexagenária, Anita Raja.