Televisa demite diretor após denúncia de estupro de atriz de How to Get Away with Murder

A Televisa, principal rede de televisão do México, anunciou nesta quarta-feira (21/2) que demitiu o diretor e produtor Gustavo Loza, após a atriz mexicana Karla Souza (a Laurel da série “How to […]

A Televisa, principal rede de televisão do México, anunciou nesta quarta-feira (21/2) que demitiu o diretor e produtor Gustavo Loza, após a atriz mexicana Karla Souza (a Laurel da série “How to Get Away with Murder”) denunciar que foi vítima de estupro no início de sua carreira — sem revelar o nome do agressor.

A revelação da atriz foi a maior denúncia de violência sexual na indústria de entretenimento mexicana. Karla Souza é uma grande estrela no México, graças ao destaque conseguido em “Los Nobles: Quando os Ricos Quebram a Cara”, filme de maior bilheteria do país, recorde estabelecido em 2013 e só quebrado nos últimos meses pela animação da Disney-Pixar “Viva: A Vida É uma Festa”.

Após a denúncia feita em entrevista à CNN En Español, todos os projetos envolvendo Loza foram cancelados. O diretor não tem vínculo fixo com o canal, mas fez diversas séries e filmes de sucesso para a empresa.

“A Televisa não tolerará condutas como a denunciada hoje”, garantiu a companhia em um comunicado.

Karla Souza foi dirigida por Loza em dois trabalhos: na série “Los Héroes del Norte” (2010-2011), que ele também produziu, e, já como atriz consagrada, no filme “Qué Culpa Tiene el Niño?” (2016).

Em seu relato, a atriz contou que, na época do abuso, foi separada de outros colegas de elenco no set e colocada em um hotel diferente daquele usado pelo restante da equipe, em que somente o diretor estava hospedado.

Ele então passou a procurá-la no local fora do horário de trabalho. “Ele batia à minha porta dizendo que queria repassar algumas cenas e eu pensava: ‘São duas da manhã, isso é inapropriado e não deveria estar acontecendo'”.

Quando ela se recusou a atendê-lo, ele reagiu com agressividade em relação à Karla. “Ele decidiu não filmar a minha cena e, de repente, começou a me humilhar na frente dos outros no set. Era o tipo de poder psicológico que ele exercia sobre mim”.

Depois de um mês de abuso de poder, a atriz afirmou, chorando, que sentiu que não havia mais escolha a não ser “ceder”.

“Eu acabei cedendo para ele. Deixei que ele me beijasse, me tocasse de maneiras que eu não queria que ele me fizesse e, em uma destas ocasiões, ele me atacou violentamente e, sim, ele me estuprou”, denunciou.

Em sua conta no Twitter, Loza se defendeu. “Eu nego qualquer acusação contra mim”, escreveu. Veja abaixo.