Martin Scorsese e criador dos Vikings vão fazer série sobre o império romano

O diretor Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”) se juntou a Michael Hirst (criador e roteirista de “Vikings”), para a produção de uma nova série histórica. A atração vai se chamar […]

O diretor Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”) se juntou a Michael Hirst (criador e roteirista de “Vikings”), para a produção de uma nova série histórica.

A atração vai se chamar “The Caesars”, e como o nome sugere acompanhará “os primeiros comandantes de Roma, começando com a ascensão de Júlio César”. Segundo o jornal The Guardian, o piloto já foi roteirizado e o argumento dos demais episódios da temporada está mapeado, visando ter várias temporadas. Entretanto, as gravações só devem começar em 2019, na Itália.

“Scorsese é genuinamente apaixonado pelo período romano e sabe muito a respeito”, disse Hirst ao Guardian. “Ele ligou para Justin Pollard, meu consultor histórico, e eles ficaram horas conversando sobre fontes históricas e poesia romana, boa parte em latim.”

Hirst é um especialista em tramas de época. Além de “Vikings”, ele escreveu o roteiro do filme “Elizabeth” (1998), com Cate Blanchett, e foi o criador da série “The Tudors”.

O projeto será a terceira série produzida por Scorsese, após o sucesso de “Boardwalk Empire” e o fracasso de “Vinyl”, ambas na HBO.

Ainda não há canal definido para “The Caesars”, mas History, HBO e Netflix são algumas das empresas com que Hirst e Scorsese costumam trabalhar. Como as filmagens estão previstas para 2019, a estreia só deve acontecer em 2020.

Vale lembrar que a história de Júlio César e seu sucessor, Otávio Augusto, o primeiro imperador de Roma, já foi contada há apenas uma década na série “Roma” (2005–2007). Os produtores, entre eles Bruno Heller (série “Gotham”), pretendiam, justamente, narrar a história completa do Império Romano, mas a HBO decidiu cancelar a história com a ascensão de Augusto e a morte de Cleópatra e Marco Antônio, ao final da 2ª temporada, sem explorar porque o imperador se tornou tão famoso a ponto de nomear o mês de agosto.

Além desta série, Michael Seitzman (criador de “Code Black”) está desenvolvendo uma produção sobre o mesmo período centrada em Cleópatra, em parceria com o veterano produtor de cinema Lorenzo di Bonaventura (da franquia “Transformers”).