Fernanda Young desafia censura do Instagram com foto de topless

A roteirista Fernanda Young, criadora de séries como “Os Normais”, “Como Aproveitar o Fim do Mundo” e “Vade Retro”, fez um desafio à censura do Instagram, ao postar uma foto de topless […]

A roteirista Fernanda Young, criadora de séries como “Os Normais”, “Como Aproveitar o Fim do Mundo” e “Vade Retro”, fez um desafio à censura do Instagram, ao postar uma foto de topless em sua conta.

Na legenda, a autora provocava: “Teste: quanto tempo esta foto será censurada?”. Veja abaixo uma versão da mesma foto, em que as auréolas dos seios estão cobertas. Esta versão é considerada aceitável pelos padrões da rede social.

O Instagram é conhecido por censurar fotos com seios femininos à mostra, mas permite homens descamisados. O fato chegou a gerar uma campanha denominada #freethenipple em 2013, estendo o protesto também contra o conservadorismo no Facebook e no Twitter. Na ocasião, atrizes e cantoras como Lena Dunham, Liv Tyler, Miley Cyrus, Scout Willis e Rihanna postaram fotos de topless, que foram censuradas.

Desta vez, foi a própria Fernanda quem tirou a foto do ar, 12 horas depois, sem que a imagem tivesse sido denunciada. Ela justificou a autocensura com um curioso comentário: “Não queria causar notícia”.

Na legenda de outra foto em que aparece fantasiada de passista de Carnaval, ela explicou que decidiu colocar a foto no ar porque, em publicação anterior, ao divulgar a mesma imagem, mas com os mamilos rabiscados, se sentiu “absurda”. “Por que os mamilos femininos são considerados, hoje em dia, tão indecentes? Bunda pode. Os nossos mamilos não. É absurdo”, indagou. Young ainda agradeceu seus seguidores por não terem denunciado a foto à administração da rede. “Decidi tirar a foto porque não fiz isso para causar notícia. Acho, juro, uma bobagem tudo isso. E saibam, sou muito reservada, apenas tem coisas que não entram na minha cabeça.”

@wendynichol ? Um dos Meus Chapéus de Bruxa

Uma publicação compartilhada por Fernanda Young (@fernandayoung) em

Foto de @pedromolinosflores , a minha versão sambista criada por @dudamolinos e @tinakugelmas . ? Eu hoje decretei dia de postagem compulsiva porque me divirto muito aqui. Não tenho Facebook, justo para não criar confusão. Mas citando Chardelos de Laclos, “foge-me ao controle”. Postei a foto dos seios, porque eu havia desenhado nos meus mamilos, no post anterior, e logo me senti absurda. Por que os mamilos femininos são considerados, hoje em dia, tão indecentes? Bunda pode. Os nossos mamilos não. É absurdo. Diz Alexandre Machado que sou viciada em transgredir. Não foi o caso. Realmente quis testar a resistência dos meus seguidores, e estou feliz porque apesar de alguns não terem gostado, ninguém me dedurou. Então, muito obrigada. Gosto muito de “conversar” com vocês, tenho carinho e sou grata. Já fiz bons amigos através do Instagram. ? Então decidi tirar a foto, porque não fiz isso para causar notícia . Acho, juro, uma bobagem tudo isso. E saibam, sou muito reservada, apenas tem coisas que não entram na minha cabeça. Beijos carinhosos para todos. P.S: as axilas só raspo quando quero porque não sou obrigada. E chega porque tenho que trabalhar. ?

Uma publicação compartilhada por Fernanda Young (@fernandayoung) em