Diretora de Fotografia de Mudbound é primeira mulher indicada ao Oscar na categoria

A diretora e roteirista Greta Gerwig não é o único exemplo da ampliação do espaço feminino no Oscar 2018. A cinematógrafa Rachel Morrison se tornou a primeira mulher a disputar o prêmio […]

A diretora e roteirista Greta Gerwig não é o único exemplo da ampliação do espaço feminino no Oscar 2018. A cinematógrafa Rachel Morrison se tornou a primeira mulher a disputar o prêmio da Academia na categoria de Direção de Fotografia.

Morrison foi responsável pelas belas imagens de “Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi” e já tinha sido indicada ao Emmy no ano passado, pelo documentário “What Happened, Miss Simone”. Seu próximo filme é simplesmente “Pantera Negra”, da Marvel, uma evolução natural de seu relacionamento com o diretor Ryan Coogler, com quem trabalhou no indie “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013)

Ela é a única americana na categoria, que inclui outros dois estreantes, o suiço Hoyte Van Hoytema (por “Dunkirk”) e o dinamarquês Dan Laustsen (“A Forma da Água”), e dois veteranos, o inglês Roger Deakins (“Blade Runner 2049”), que chega a sua 13ª indicação, e o francês Bruno Delbonnel (“O Destino de uma Nação”), na 5ª indicação.

Nenhum dos cinco candidatos já conquistou o troféu.

A cerimônia de entrega de prêmios acontece no dia 4 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel e transmissão no Brasil pelos canais Globo e TNT. Confira aqui a lista completa dos indicados.