Criador de The Royals é demitido após assediar o elenco da série

A investigação interna da produtora Lionsgate sobre as acusações de assédio sexual contra Mark Schwahn, criador da série “The Royals”, foi encerrada nesta semana. E a conclusão foi informada por meio de […]

A investigação interna da produtora Lionsgate sobre as acusações de assédio sexual contra Mark Schwahn, criador da série “The Royals”, foi encerrada nesta semana. E a conclusão foi informada por meio de um comunicado. “Completamos nossa investigação e Mark não retornará a ‘The Royals'”.

A demissão do produtor aconteceu após ele ter sido denunciado publicamente pelas estrelas da atração. Elas se uniram em repúdio, inspiradas por uma denúncia anterior, feita pelas atrizes e roteiristas da antiga série “One Tree Hill” (2003–2012), exibida na TV aberta brasileira como “Lances da Vida”.

As atrizes Sophia Bush, Hilarie Burton e Bethany Joy Lenz, além de outros integrantes da produção, juntaram-se numa carta aberta para revelar que “o comportamento de Mark Schwahn durante as gravações de ‘One Tree Hill’ era como um ‘segredo conhecido’”. “Muitas de nós fomos, em graus diferentes, manipuladas psicológica e emocionalmente. Mais de uma nós ainda está em tratamento de estresse pós-traumático. Muitas de nós fomos colocadas em situações desconfortáveis e tivemos que aprender a lutar, muitas vezes fisicamente, porque ficou claro para nós que os supervisores na sala não eram os protetores que deveriam ser”, elas acusaram.

Após ler a declaração das colegas, Alexandra Park, uma das protagonistas de “The Royals”, foi uma das primeiras a ir ao Twitter desabafar. “Eu tenho responsabilidade, como alguém que vem trabalhando com Mark Schwahn em ‘The Royals’, de reconhecer essas acusações. Eu me sinto devastada em admitir isso para mim mesma, para os meus colegas e para essa indústria, mas também tive experiências com esse tipo de comportamento repreensível”.

Depois disso, as demais atrizes e profissionais femininas de “The Royals” emitiram uma carta aberta conjunta, no mesmo molde da divulgada pelos profissionais da série anterior de Schwahn, reforçando o repúdio ao produtor. “Ficou muito claro, lendo a declaração [da equipe de ‘One Tree Hill’] no início desta semana, de que a traição e a raiva que muitos de nós experimentamos durante nosso tempo em ‘The Royals’ não é exclusivamente nossa”, abre o texto.

“Esta declaração é uma coleção de vozes das mulheres envolvidas em ‘The Royals’, que gostariam de finalmente responder ao comportamento de nosso showrunner. Que sentiu a inclinação de abusar de seu poder e influência em um ambiente onde ele tinha o comando sobre mulheres. Isso se manifestava no assédio sexual indesejado e repetido sobre múltiplos integrantes femininos do elenco e equipe”, diz o texto, que agradeceu enfaticamente “a todas as mulheres de ‘One Tree Hill’, cuja ética sólida nos tocou enormemente”. “Para vocês, tiramos nossas coroas”, concluiu o texto, assinado pelas “ladies” de “The Royals”, Hatty Preston, Sophie Colquhoun, Alex Watherson, Lydia Rose Bewley, April Church, Annalise Beusnel, Poppy Corby-Tuech, Florence Chow, Charlie Jones, Isabella Artitzone, Jade Armstrong, Rachel Walsh, Tania Vernava, Bonnie Vannucci, Merritt Patterson, Kate Benton, Jerry-Jane Pears, Jodie Simone, Kate Royds, Leonie Hartard, Lisa Mitton, Marie Deehan, Alice Woodward, Rachel Lennon e Kimberly Macbeth.

A 4ª temporada de “The Royals” continua marcada para estrear em março do ano que vem. “A 4ª temporada da série já completou a produção e será transmitida conforme previsto no canal E!”, disse o comunicado da Lionsgate.

Entretanto, ainda não há nada definido para um quinto ano da série, que parece improvável, uma vez que Schwahn era a principal força criativa da atração.