A Comic Con Experience começa nesta quinta (7/12) com a ambição de se tornar o maior evento do gênero no mundo. Após reunir 196 mil pessoas em 2016, segundo os organizadores, a feira já é maior que a Comic Con original de San Diego (130 mil), e o objetivo deste ano é quebrar o recorde da New York Comic-Con, frequentada por 200 mil fãs/consumidores da cultura geek.
Claro, os números apresentados não levam em conta que a “Comic Con Brazil”, como deveria ser chamada e como os convidados internacionais a chamam em todas as chamadas de divulgação, tem quatro dias de duração, contra três dos eventos americanos.
Detalhes. O mais importante deles é que o evento se estruturou de forma profissional, estabelecendo-se de vez no calendário cultural de São Paulo – ainda que tenha mais a ver com comércio que cultura, já que até os autógrafos são cobrados, num incentivo ao consumo de quinquilharias reminiscente das quermesses religiosas, e as atrações restringem-se a iniciativas de marketing industrial.
Entre os astros presentes neste ano estão Will Smith, que vem promover o filme “Bright”, Alicia Vikander, para divulgar “Tomb Raider: A Origem”, Nick Jonas, por conta de “Jumanji – Bem-Vindo à Selva”, Dylan O’Brien, da franquia “Maze Runner”, e Simon Pegg e Tye Sheridan, ambos de “Jogador Nº 1”, nova sci-fi de Steven Spielberg.
O evento acontece até domingo (10/12) no centro de convenções São Paulo Expo.